Olá,

Visitante

Práticas Integrativas e Complementares em um ambiente humanizado nos serviços do SUS: um impacto direto no olhar dos usuários

Aliando a adequação de um espaço físico degradado e por anos subutilizado à montagem de um quadro de profissionais com formação extracurricular voltada para práticas integrativas e complementares, associado ao olhar humanizado da gestão, foi possível alcançar um atendimento de excelência, capaz de suprir as necessidades dos indivíduos tanto na assistência quanto na prevenção e reabilitação da saúde.

Demonstrar a viabilidade da aplicação das Práticas Integrativas e Complementares nos serviços de promoção e reabilitação para os usuários do SUS dentro da gestão municipal. O público-alvo são os usuários do SUS cadastrados no Complexo de Saúde de Nazaré que são beneficiados nos diversos níveis de assistência e que tiveram incorporados aos cuidados convencionais, como: consultas médicas e não médicas em atenção especializadas e fisioterapia para reabilitação, às práticas voltadas ao cuidado continuado, humanizado e integral, como: ventosaterapia, auriculoterapia, quiropraxia, osteopatia, terapia manual, kinesio taping, liberação miofascial, pilates clínico, dry needling, drenagem linfática, massoterapia, hidroginástica.

Foram e vem sendo observados resultados que permeiam desde a prevenção dos agravos até a promoção, recuperação da saúde e reabilitação das lesões dos usuários contemplados com as práticas e assistência multiprofissional ofertadas no Complexo. Não passou despercebido a importância da participação social uma vez que a população sentiu-se estimulada a frequentar uma Unidade com ambientes acolhedores, climatizados e com acessibilidade, espaços terapêuticos e consultórios com orientações de plantas medicinais. Em virtude da crescente demanda da população por assistência no âmbito da saúde, torna-se fundamental um olhar humanizado por parte da gestão. A valorização do papel de todos os profissionais envolvidos deixa claro que toda equipe trabalha para o bom funcionamento do SUS, além de fazer o usuário se sentir mais a vontade e integrado ao seu tratamento por sentir-se respeitado e bem acolhido.

Principal

Samantha Santana Falcão

samanthasfalcao@gmail.com

Coautores

Ana Flávia Mota Santana, Adriana Silva, Maria Clara Fernandes Pitanga Silva

A prática foi aplicada em

Nazaré

Nazaré

Nazaré

Nazaré

Nazaré

Nazaré

Nazaré

Nazaré

Nazaré

Bahia

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Nazaré (BA)

Rua Governador Luis Viana Filho - Nazaré - BA

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Maria Clara Fernandes Pitanga Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

17 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto quilombos: o cuidado realizando práticas integrativas e complementares em quilombolas da Amazônia
Pará
Práticas
Empoderamento social em defesa do SUS no município de Descalvado (SP)
São Paulo
Práticas
Programa de automonitoramento glicêmico para paciente diabético insulinodependente
São Paulo
Práticas
Consequências práticas a partir da implantação e certificação da Estratégia Alimenta e Amamenta Brasil (EAAM) na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Pinheirinho de Embu das Artes (SP)
São Paulo
Práticas
Processo compartilhado na construção do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES) em Araçatuba (SP)
São Paulo
Práticas
Programa Dose Certa: acompanhamento das entregas, impacto dos atrasos e ações do município de Santana de Parnaíba para minimizar suas consequências
São Paulo
Práticas
Acolhimento como ferramenta de apoio às tensões emocionais do trabalhador da saúde
São Paulo