Olá,

Visitante

o Impacto da Planificação da Atenção Primária À Saúde – Aps no Cotidiano da Rede de Atenção À Saúde de Edealina-Go

Nos primórdios do ano de 2016, com a implantação da Planificação da APS, no munícipio de Edealina-GO, junto as Unidades de Atenção Básica, foi possível assinalar, quão desordenado estava todo o processo de trabalho, dentre eles: territórios mal distribuídos, atendimentos realizados somente por demanda espontânea, ausência de informatização nos processos de trabalho, falta de integralização entre os diversos setores da saúde (Estratégia Saúde da Família – ESF, Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF/AB, Vigilância em Saúde, Academia da Saúde, Saúde Bucal e Atenção Especializada). Ao longo de quase três anos (2016-2018) da implantação, a mudança no perfil da realidade local, é notória, tanto para os profissionais de saúde, quanto para a comunidade. Haja visto que, a satisfação do usuário e a motivação profissional cresceram significativamente.

Objetivo geral: Demonstrar os impactos positivos e benéficos da implementação do processo de Planificação da APS no cotidiano da rede de atenção à saúde do munícipio de Edealina-GO. o desenvolvimento da Planificação da APS deu-se inicialmente por meio de seis oficinas temáticas a nível central, com membros dos governos federal, estadual e municipal, estes chamados tutores. Os tutores municipais replicavam estas, nos municípios aos demais profissionais da APS. Logo, iniciou-se a tutoria municipal, onde foram realizadas duas reuniões mensais, uma a nível municipal, outra a nível central. A primeira, entre tutores e profissionais da APS, para a discussão do processo de trabalho, levantamento do diagnóstico situacional e elaboração de ações e métodos, a serem utilizados para resolução dos problemas identificados. A segunda, com participação dos tutores, demonstrando vivencias, pós planificação, entre os vários municípios.

Sabe-se que a APS é a porta de entrada dos usuários do SUS. Com o advento da planificação da APS, tornou-se possível a resolutividade de questões identificadas durante oficinas e processo de tutoria, antes não compreensíveis e evidenciados Áreas adscritas as unidades de saúde foram reordenadas e ACS’s relocados, ajustando a territorialização Atendimentos foram implementados por bloco de horas e telefone, eliminando extensa demanda espontânea Informatização das unidades, assegurando privacidade do usuário, desburocratizando e agilizando atendimentos Integralização multiprofissional dos processos de trabalho, desde a APS à atenção especializada, promovendo e desenvolvendo ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde dos indivíduos.Com a implementação da Planificação da APS no município de Edealina-GO, tornou-se possível nortear e administrar com destreza a rede municipal de saúde, em sua estrutura e organização. No cotidiano do processo de trabalho, observou-se a satisfação de servidores e usuários. Gerou impactos positivos e benéficos, pertinentes à rotina das unidades e à saúde dos indivíduos. Nota-se o quão valioso e primordial foi a Planificação para o avanço da saúde municipal, sendo a sua manutenção essencial.

Principal

Thais Anuara Marques Vieira

thaisanuara@gmail.com

Coautores

Carla Pinto Ferreira, Ênika Alves Da Silva, Paulenny Silva, Thais Anuara Marques Vieira,

A prática foi aplicada em

Edealina

Goiás

Centro-Oeste

Instituição

Rua Ne 5, Qd. 18, Lt. 2, Setor Vista Bela, Edealina-Go

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Carla Pinto Ferreira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal