Olá,

Visitante

Práticas de Hiperdia em Alcantil

A Prática da Ampliação do Acesso do Hiperdia em Alcantil se iniciou em Fevereiro de 2021, e consiste em disponibilizar uma equipe multiprofissional ( Psicólogo, Nutricionista, Educador Físico, Assistente social) junto a Equipe de Atenção Primária em Saúde para desenvolver salas de espera, espaços de diálogos, atividades físicas, consultas, exames dentre outros. Voltados oara o desenvolvimento de práticas e um estilo de vida mais saudáveis entre os pacientes portadores de doenças crônicas. Além de práticas integrativas para toda a população visando a promoção e prevenção a saúde dos usuários.Além disto é necessário destacar que essas práticas não se restringem apenas ao horário de funcionamento da Unidade de Saúde. As iniciativas são desenvolvidas em horários estendidos possibilitando a participação de todos os usuários do SUS, pensadas também no campo da prevenção.Como resultado dessas atividades que ocorrem mensalmente com as Equipes de Atenção Primária e Equipe Multiprofissional , temos uma melhoria significativa nos dados de produção do Indicador do Previne e por consequência uma diminuição expressiva das intercorrências e doenças relacionadas ao sistema cardiovascular. Além da melhoria dos Quadros de saúde desses pacientes, pois o tratamento vai além do tratamento medicamentoso.Essa prática será ampliada em 2022, com a implantação do Projeto da farmácia viva, como mais um aliado e uma prática integrativa voltado a prevenção e tratamento das doenças crônicas não transmissíveis.

Práticas voltadas a prevenção e promoção a saúde dos pacientes portadores de Doenças Crônicas Não Transmissíveis , sobretudo de Hipertensão e Diabetes, voltados para as A Prática da Ampliação do Acesso do Hiperdia em Alcantil se iniciou em Fevereiro de 2021, e consiste em disponibilizar uma equipe multiprofissional ( Psicólogo, Nutricionista, Educador Físico, Assistente social) junto a Equipe de Atenção Primária em Saúde para desenvolver salas de espera, espaços de diálogos, atividades físicas, consultas, exames dentre outros.

Recomendação que todos os gestores possam implantar a prática do hiperdia com horário ampliado e Equipe multiprofissional para a melhoria nas práticas de prevenção e promoção a saúde.Assim como poderiam ser feitas oficinas de discussão de práticas exitosas entre os municípios paraibanos para que outros municípios possam desenvolver práticas , voltadas para prevenção e promoção a saúde e com isso ter uma melhoria nos dados e nos quadros de saúde de toda a população.

Principal

Daniella Bezerra da Silva

stylloconsultoria.pb@gmail.com

A prática foi aplicada em

Alcantil

Paraíba

Nordeste

Instituição

AVENIDA PB 150, 498, Alcantil

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Daniella Bezerra da Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Assistência odontológica aos trabalhadores da saúde municipal de Esperança: relato de experiência
Paraíba
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
Práticas
Gestar saudável – de 0 a 1000 dias
Paraíba
Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Implementação da estratégia Tenda da Imunização para aumento de coberturas vacinais
Todos os Estados (Nordeste), Paraíba
Práticas
Estratégias de imunização em município do interior da Paraíba resulta em 1º lugar no estado durante campanha de influenza 2024 : relato de experiência
Paraíba