- Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde
JULIANA BRAZÃO
- 12 set 2024
Amapá
Partindo de uma proposta fundamentada no pensamento do educador Paulo Freire, buscávamos de forma acolhedora e humanizada, instigar a percepção sobre nossas práticas em/na saúde. Observando nossas ações de forma crítica, com o intuito de nos perceber enquanto cidadãos e buscarmos de alguma forma mudar nossas relações, nas ações na saúde e com as pessoas. Os educandos eram provocados a fim de atuarem no fortalecimento de sua identidade e reconhecimento de sua tradição, o que possibilita na mudança da configuração da paisagem comunitária, com as suas forças ressaltadas e fraquezas trabalhadas em cada uma das culturas dos territórios. Para melhor aproveitamento e respeitando a distância entre as residências dos educandos e valorizando seus esforços, a Secretaria de Saúde ofereceu durante os Encontros o café da manhã e o almoço. Sendo que para as refeições, foram oferecidos os alimentos e, uma das alunas, se voluntariou como cozinheira. Já chegava ao local para o encontro com o almoço preparado. Por sugestão dos alunos, muitos levavam lanches, bolos e biscoitos e compartilhavam com os demais durante os intervalos para o café. Esses momentos foram importantes para melhor integração e conhecimento entre os educandos. Momento interessante foi o aproveitamento, ainda o momento da tarde, para tratar de temas específicos sobre saúde ou apresentar as coordenações em saúde e suas produções, garantindo esclarecimentos de dúvidas e melhor conhecimento de suas práticas realizadas. Com isso foi possibilitada as seguintes participações: Técnico do TI esclarecendo sobre E-SUS e sistemas de informações
A importância do reconhecimento dos territórios para que a partir da Educação Permanente em Saúde e formação continuada das equipes, seja instigado um pensamento crítico sobre as práticas cotidianas em saúde e a importância na melhoria, qualidade e respeito às vivências em seus territórios.
Este trabalho visou a melhoria na qualidade dos serviços prestados pelas Equipes de Saúde em vistas aos saberes e práticas existentes em seus territórios. Promovendo um diálogo, ressiginificação e reconhecimento dos valores, saberes e práticas realizadas em diferentes contextos social. Contribuindo na melhoria dos serviços em saúde e em relação às práticas cotidianas junto aos munícipes.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO