Olá,

Visitante

Potencializando ações e atendimentos itinerantes nos bairros para melhoria e alcance de metas

O Projeto Assunção Bem Cuidada teve início em abril de 2022, com o intuito de adequar o atendimento para os usuários que tem pouco acesso as Unidades de Saúde visando a melhoria dos Indicadores de saúde e qualidade do serviço para os nossos pacientes. Com o novo modelo de financiamento e novo método de avaliação dos indicadores pelo o Programa Previne Brasil as nossas equipes apresentou dificuldades em alcançar algumas metas como principalmente doenças crônicas como Hipertensos, Diabéticos e vacinação das crianças com pentavalente e poliomielite inativada. Assim foi pensado em ações para atendimento qualificado para a população e também para os alcances das metas necessárias para as equipes de saúde. Segundo FRANCO (2012) a linha do cuidado é a imagem pensada para expressar os fluxos assistenciais seguros e garantidos ao usuário, no sentido de atender às suas necessidades de saúde. É como se ela desenhasse o itinerário que o usuário pode fazer dentro de uma rede de saúde incluindo segmentos não necessariamente inseridos no sistema de saúde, mas que participam de alguma forma da rede, tal como entidades comunitárias e de assistência social.

O Projeto Assunção Bem Cuidado tem como o objetivo levar os atendimentos para mais perto da população do município, durante o planejamento e implantação dessa finalidade, o indivíduo passa pelo atendimento da equipe Estratégia Saúde da Família e também da equipe multiprofissional que ocorre em pontos estratégicos na zona rural e em cada bairro. Promovendo consultas com o médico da família, atendimento com a equipe da enfermagem, vacinação, testagem rápida para HIV, Hepatite B, C e Sífilis, pesagem para o bolsa família e acompanhamento nutricional, atendimentos com os Fisioterapeutas, educação em saúde com a equipe Odontológica atendimento para os exames citopatológico com as Enfermeiras dos PSfs e os médicos especialista que atendem em nosso município, com essa gama de atendimentos contribuem para o alcance dos nossos indicadores do Previne Brasil.

Em vista disso, com a idealização e implantação do Projeto Assunção Bem Cuidado, foi notado um aumento na satisfação dos usuários quanto ao atendimento, com maior conforto, segurança aos usuários e profissionais responsáveis pelos atendimentos.
No caso, o usuário é o elemento estruturante de todo processo de produção e prevenção da saúde, quebrando com um tradicional modo de intervir sobre o campo das necessidades. Neste caso, o trabalho é integrado, reunindo na cadeia produtiva do cuidado um saber-fazer cada vez mais múltiplo.

Captar o público alvo dos programas bolsa família para realizar peso, vacinas atrasadas, também as mulheres para realizar o exame citopatológico, aferição de pressão arterial, solicitações de exames para os usuários portadores de Diabetes, também são realizados testagem rápidas de infecções sexualmente transmissíveis para a população do determinado bairro onde é realizado o atendimento

Principal

MAYARA RAQUIELLE LEONARDO OLIVEIRA

mayara.raquielle@hotmail.com

COORDENADORA DE ATENÇÃO BÁSICA

Coautores

MAYARA RAQUIELLE LEONARDO OLIVEIRA; VALNICE HELOISA CLAUDIO DE FARIAS LELLYS; VANUZA MARIA DE OLIVEIRA CARVALHO; KAROLLINE DA SILVA MENEZES; JOSÉ BÉGUE MOREIRA DE CARVALHO; GABRIELLY GOMES DE ARAÚJO.

A prática foi aplicada em

Assunção

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Assunção (PB)

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

MAYARA RAQUIELLE LEONARDO OLIVEIRA

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

11 abr 2024

e atualizada em

13 abr 2024

Início da Execução

01/04/2022

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Experiência do Preventivo Humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Implantação do serviço de curativos na atenção básica do município de Arara: experiência exitosa
Paraíba
Práticas
Assistência odontológica aos trabalhadores da saúde municipal de Esperança: relato de experiência
Paraíba
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
Práticas
Gestar saudável – de 0 a 1000 dias
Paraíba
Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Implementação da estratégia Tenda da Imunização para aumento de coberturas vacinais
Todos os Estados (Nordeste), Paraíba