Olá,

Visitante

Plantas Medicinais Aromáticas e Aromaterapia

Escuta acolhedora de demandas individuais com reflexões holísticas a partir da leitura da biodiversidade, utilizando a análise da natureza com a expressão dos aromas. Com linguagem acessível conforme cada interagente conversamos sobre aspectos da comunicação entre as plantas, e a expressão dos seus aromas e integração com o meio. A importância em avaliarmos todos os aspectos de vida, o nosso entorno, relações e conexões com a vida. A partir destas interações há a experiência olfativa com os aromas e dialogamos sobre os sentidos, com expressões espontâneas dos sentimentos. Ao final é conduzida uma meditação com o objetivo de integrar o conhecimento, relaxar e sentir-se parte da natureza. É feito troca de saberes, das quais o interagente já possui, podendo ser transmitido formas de extrair os aromas de plantas aromáticas de maneira simples e que possa ser utilizado no dia a dia em diversos contextos ampliando as possibilidades de autocuidado.

Ampliar formas de autocuidado com plantas medicinais aromáticas e óleos essenciais. Utilizar plantas aromáticas como uma prática de autocuidado é acessível, de baixo custo e adaptável a diversos contextos de vida, não requer tecnologia específica apenas o resgate de conhecimentos populares ou tradicionais. O objetivo principal é utilizar esta prática como um caminho de alcançar o pensamento sistêmico e integração das pessoas ao meio onde vivem, a natureza.

Utilizar plantas medicinais aromáticas como uma prática de autocuidado acessível, de baixo custo e adaptável a diversos contextos de vida, não requer tecnologia específica apenas o resgate de conhecimentos populares ou tradicionais. O objetivo principal é utilizar esta prática como um caminho ao pensamento sistêmico e integração das pessoas no meio onde vivem, com a sociedade e a natureza. Adotando cinco passos principais: 1) Escuta acolhedora de demandas individuais2) Reflexões holísticas a partir da leitura da biodiversidade, utilizando a análise da natureza com a expressão dos aromas pelas plantas que integra uma comunicação com o meio, com os polinizadores e outras plantas. 3) Experiência olfativa com aromas de plantas e dialogo sobre os sentidos4) Meditação para integrar o conhecimento, relaxar e conectar-se natureza.5) Troca de saberes ampliando as possibilidades de autocuidado.

Principal

Lisiê Silva Dalsasso Joaquim

lisiebr@gmail.com

A prática foi aplicada em

Florianópolis

Santa Catarina

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

R. Profa. Maria Flora Pausewang, 108

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ge.Amanhecer@Gmail.Com

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto quilombos: o cuidado realizando práticas integrativas e complementares em quilombolas da Amazônia
Pará
Práticas
Empoderamento social em defesa do SUS no município de Descalvado (SP)
São Paulo
Práticas
Programa de automonitoramento glicêmico para paciente diabético insulinodependente
São Paulo
Práticas
Consequências práticas a partir da implantação e certificação da Estratégia Alimenta e Amamenta Brasil (EAAM) na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Pinheirinho de Embu das Artes (SP)
São Paulo
Práticas
Processo compartilhado na construção do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES) em Araçatuba (SP)
São Paulo
Práticas
Programa Dose Certa: acompanhamento das entregas, impacto dos atrasos e ações do município de Santana de Parnaíba para minimizar suas consequências
São Paulo
Práticas
Acolhimento como ferramenta de apoio às tensões emocionais do trabalhador da saúde
São Paulo