Olá,

Visitante

Planejamento Local Articulado a Agenda 2030 – Relato da Experiência no Território de Quissamã/Rj

Na esfera pública o planejamento, previsto na Constituição Federal de 1988, é obrigatório para todas as entidades da federação e seu processo de elaboração é conduzido a cada quatro anos e expresso no Plano Plurianual (PPA). No âmbito da saúde seu conteúdo deve estar embasado pelo Plano Municipal de Saúde (PMS). Esses instrumentos, PMS e PPA, são construídos no primeiro ano de gestão, a partir do diagnóstico situacional, e, no caso do município, devem se conectar, com os instrumentos de planejamento das esferas federal e estadual. Com essas premissas, edificamos o PMS e o PPA 2022-2025 de Quissamã, em 2021, associados aos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A articulação com Agenda 2030 decorreu do fato de ser um plano de ação global com execução territorial que reúne 17 objetivos voltados para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade que coadunam com as aspirações do governo municipal.

Considerando o horizonte temporal da Agenda 2030 e a sua relevância para o desenvolvimento sustentável é imprescindível que ela seja incorporada pelas três esferas de governo e pelos planejamentos integrados regionais. Não basta a construção, pela gestão municipal, de políticas públicas articuladas e integradas que atendam as necessidades e os anseios da população nas três dimensões do desenvolvimento sustentável – social, ambiental e econômica, sem que haja parcerias de outras esferas de governo, da sociedade civil, do setor privado e de cada cidadão para colocá-las em prática bem como um financiamento condizente.

Principal

Delba Machado Barros

delbabarrosrj@gmail.com

A prática foi aplicada em

Quissamã

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Rua Conde de Araruama, 425

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Delba Machado Barros

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Gestão de saúde de Cabedelo na implantação da nova lei de licitações: desafios e conquistas
Paraíba
Práticas
Processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025- relato de experiência.
Paraíba
Práticas
INFORMATIZAÇÃO DA REGULAÇÃO MUNICIPAL COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO COORDENADORA DO CUIDADO
Rio de Janeiro