Olá,

Visitante

Pessoas em Situação de Rua na Cidade de Manaus: Prevenção, Tratamento e Controle em Hiv/Aids

Os chamados Consultórios na Rua (CnaR) são a materialização das estratégias de saúde adotadas que tinham como foco prioritário a abordagem e atendimento às pessoas que vivem em situação de rua. as equipes são uma forma de levar o atendimento integral à saúde àqueles que têm dificuldades de acesso aos modelos tradicionais de serviços da rede de saúde. em Manaus, a equipe de CnaR é multidisciplinar formada por assistente social, psicólogo, enfermeira e técnicos de enfermagem. Ao iniciar os trabalhos da equipe foi constatado que havia um número expressivo de pessoas interessadas em realizar exames de HIV/AIDS e sífilis, dessa forma a equipe decidiu realizar ações de saúde a partir de uma parceria com o Centro Pop para realização de testes rápidos com os usuários que freqüentavam esta instituição.

* Identificar as pessoas em situação de rua na cidade de Manaus que precisam de diagnóstico, tratamento e prevenção em HIV/Aids e sífilis através de testes rápidos. *Realizar a testagem para diagnóstico *Administração de medicação *Acompanhamento par Primeiramente identificou-se junto com a equipe do Centro Pop aqueles que estavam interessados em realizar as testagens, após primeiro contato e realização do pré-aconselhamento a equipe CnaR procedia com os testes rápidos. Com os resultados em mãos, era feito então o pós-aconselhamento, onde o paciente seria informado dos resultados de seus testes e, de acordo com tais resultados, seria indicado o tratamento específico ou seriam feitas orientacões de prevenção, bem como educação em saúde.

Foi realizado teste rápido com 48 usuários, destes 42,7% foram positivos sendo 27% para sífilis, 15% para HIV e sífilis e 2% para HIV. 21% iniciou o tratamento e apenas 2% dos usuários concluiu o tratamento. Foi possível perceber que de um total de 37 homens, 29 relataram ser heterossexuais ao passo que 8 relataram ser homossexuais. Dos heterossexuais, 2 tiveram diagnóstico de sífilis e 3 tiveram diagnóstico de sífilis e HIV. em se tratando dos homossexuais, 5 apresentaram diagnóstico de sífilis e 3 estavam com ambas as patologias. Com relacas as mulheres, todas referiram a heterossexualidade como orientação. Com relação ao diagnóstico encontrado, 6 apresentaram apenas sífilis, enquanto que 1 apresentou sífilis e HIV.o trabalho atingiu o objetivo proposto, entretanto ressalta-se a dificuldade na adesão ao tratamento. A parceria intersetorial com outras instituições é fundamental para o acompanhamento dessa população, facilitado pelo vínculo que já possuem. Outro ponto é tentar vinculá-los às estratégias/unidades de saúde para dar continuidade ao cuidado, despertando a autonomia dos usuários na prevenção e tratamento.

Principal

Raquel Lira De Oliveiratargino

raquel.lira@pmm.am.gov.br

Coautores

Rosiane Pinheiro Palheta, Jacqueline Cavalcanti Lima, Hudson André Arouca Cauper, Maria De Nazaré Feitosa, Daniel Amaral De Vasconcelos

A prática foi aplicada em

Manaus

Amazonas

Norte

Instituição

Rua Japurá, 145 Cachoeirinha Manaus – Am

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Marcelo Magaldi Alves

Conta vinculada

gabinete.semsa@pmm.am.gov.br

23 set 2023

e atualizada em

26 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Grupo de Apoio À Aprendizagem – Gaap
Rio de Janeiro
Práticas
Manguito Eletrônico Combatendo a Assassina Silenciosa
Rio de Janeiro
Práticas
Sistema de Monitoramento da Dengue do Município de São José dos Campos
São Paulo
Práticas
Implantação do E-SUS Ab Pec no Município de Queimadas-Pb – Desafios e Superações
Paraíba
Práticas
Estudo de Soroprevalência de Infecção por Covid-19 no Município de Quissamã-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Inovação odontológica em Tempo de Covid-19: Pressão Negativa Induzida por Aspirador Potente, é Capaz de Eliminar Significativamente os Aerossóis Produzidos pela Caneta de Alta Rotação dos Consultórios
Rio Grande do Sul
2 / 212