- Atenção Primária à Saúde
Rogério Luiz Araújo Carminé
- 23 dez 2023
Com o intuito de reestruturar as informações da Atenção Primária à Saúde (APS), em 2013 o Ministério da Saúde instituiu o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), passando a ser o sistema de informação vigente da Atenção Básica (AB), substituindo o SIAB. O SISAB tem o e-SUS AB como uma estratégia que faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico, que tem como objetivo melhorar a qualidade da informação em saúde e otimizar o uso das informações produzidas no âmbito da AB. O e-SUS AB é composto por dois softwares para a captação de dados, sendo eles: o sistema com coleta de dados simplificada (CDS) e o sistema com prontuário eletrônico do didadão (PEC). O município de Barro Preto (BA) em 2017, iniciou uma força tarefa no sentido de implantar o SISAB/e-SUS AB na modalidade PEC, com intuito de uma força tarefa no sentido de implantar a modalidade PEC, com intuito de melhorar a qualidade da informação em saúde e otimizar o trabalho dos profissionais.
Apresentar a potencialidade e-SUS AB/PEC na atenção, no cuidado e na qualidade das informações em saúde da AB do município de Barro Preto. A priori, foi realizado um levantamento no e-SUS AB e percebeu que o sistema estava praticamente zerado, e as informações não condiziam com a realidade local. Foram realizadas 3 (três) reuniões com a equipe gestora e apresentado a importância da informação em saúde gerada no contexto da AB, realizamos um levantamento dos custos e equipamentos/matérias necessários para as duas modalidades, percebendo que o PEC a longo prazo seria mais econômico, além de otimizar o trabalho dos profissionais, devido à diminuição de formulários. Segue para definição das estratégias para implantação e foram realizadas 8 (oito) oficinas, um dia para cada categoria profissional. Em setembro de 2017, iniciamos com uma ESF piloto e com os ACS em uso dos tabletes.
De acordo com os relatórios disponíveis no e-SUS AB de janeiro a junho de 2017, tínhamos cadastrados 374 domicílios, 781 indivíduos, 3.623 visitas domiciliares, 681 atendimentos individuais, 323 atendimentos odontológicos, 2.751 procedimentos individualizados e 3.621 procedimentos consolidados. Após as oficinas e implantação de 1 (uma) ESF com PEC e ACS utilizando o aplicativo e-SUS AB Território (tablet), esse número passou para 1.433 domicílios, 3.670 indivíduos, 6.292 visitas domiciliares, 5337 atendimentos individuais, 645 atendimentos odontológicos, 2.878 procedimentos individualizados e 7.623 procedimentos consolidados, no período de julho a dezembro de 2017. Com a implantação do PEC foi possível informatizar as unidades de saúde, melhorar a qualidade das informações, individualizar os registros, otimizar o trabalho dos profissionais, melhorar o cuidado e reduzir consideravelmente o número de fichas. Apesar de o e-SUS AB ainda estar em fase de implementação no município, já podemos observar grandes evoluções e diferenciação da coleta de dados do sistema antigo.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO