FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: realizar avaliação clínica dos alunos inseridos nas escolas participantes do projeto, bem como encaminhamentos pertinentes visando a resolução dos problemas e melhora das condições de saúde dos escolares. DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: Quatro escolas integram o Projeto recebendo visitas mensais da equipe, desde abril de 2015, permanecendo pelo respectivo ano letivo e, retornando em junho de 2016 até os dias atuais. A implantação da Caderneta do Adolescente aconteceu no decorrer das ações, sendo distribuída para escolares de 10 a 19 anos e utilizada nas atividades assistenciais e educativas. Realizou-se avaliação em saúde bucal, verificação dos dados antropométricos com avaliação destes, teste de Snellen (triagem oftalmológica), verificação da PA, avaliação da situação vacinal, pesquisa de escabiose e pediculose, avaliação médica, entre outras ações pontuais conforme necessidade individual de cada aluno. INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS: Avaliaram-se 684 alunos, incluindo educação infantil e ensino fundamental, 343 meninos e 341 meninas. Quanto ao IMC, 59% dos alunos encontravam-se na eutrofia, 0,4% magreza, 21,3% sobrepeso e 19,4% obesidade. Obesos foram encaminhados para nutricionista, 79,6% compareceram, contudo, apenas 28,1% retornaram. Quanto à estatura, 2,6% apresentaram estatura baixa e 0,4% alta para a idade, 33,3% destes acessaram endocrinologista.Na triagem oftalmológica, 13,9% tiveram alteração no Teste de Snellen, sendo encaminhados para especialista, destes, 73,7% realizaram a consulta. 55,7% já estão utilizando óculos e 14,3% necessitam utilizá-lo.A incidência de exame físico alterado foi de 7,7%, relacionado à patologias do sistema tegumentar, respiratório, cardiológico e osteomuscular, e causas psicológicas
Em 2015 o município de Aceguá iniciou atividades com os escolares do município, mediante parceria entre Saúde e Educação, seguindo as diretrizes do Programa Saúde na Escola.
Importante índice de alunos com avaliações alteradas (inclusive interrelacionadas), algumas com importante potencial de repercussão no desenvolvimento físico, psicológico e cognitivo, demonstrando necessidade das equipes de Saúde da Família se responsabilizarem pelo cuidado da saúde do escolar.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO