- Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde
Paula Alvarenga de Figueiredo
- 02 jun 2023
O cuidado compartilhado à pessoa vivendo com HIV (PVHIV) entre Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Secundária é possível e leva à formulação de políticas públicas exercendo a intersetorialidade. A disponibilidade de tratamentos e o fato da infecção por HIV ser algo crônico trouxe a necessidade de disponibilizar o atendimento à essa população nas unidades básicas de saúde visando uma assistência mais humanizada e que aborde a real necessidade da pessoa com esse acometimento. A implementação da linha de cuidado à PVHIV teve início no segundo semestre de 2021 no município de Macapá, mais especificamente na UBS UNIFAP. Essa experiência é exitosa, uma vez que a atuação da APS no cuidado da PVHIV ainda é considerada tímida, e a ampliação e descentralização do centro especializado desse tipo de atendimento, dentre outras vantagens, tem um papel importante no acesso a esse serviço para a população.
• Relatar o processo de implementação da linha de cuidado integral à saúde das PVHIV na APS.
• Relatar a experiência da descentralização do atendimento a PVHIV na APS em Macapá-AP.
O reconhecimento do serviço como uma linha de cuidado em uma Rede de atenção foi revisto para inicialmente contemplar um média de 100 cadastrados no serviço, entretanto, atualmente faz- se o segmento anual de 258 pessoas vivendo com HIV. O serviço é reconhecido por seu acolhimento e aconselhamento inicial, que busca sustentar a adesão ao tratamento, com a consulta de enfermagem, psicológica e consulta médica realizada seguindo um fluxo de segmento, consulta farmacêutica com foco a adesão medicamentosa e manejo de efeitos adversos, coleta laboratorial dos exames de controle de carga viral, CD4, CD8, IGRA e outros de acordo com a necessidade. Atualmente, o serviço funciona por meio de demanda espontânea, em dois turnos, manhã e tarde. As coletas de exames são realizadas uma vez na semana, especifica para este público. Além dos profissionais da UBS, o serviço conta com alunos estagiários do curso de graduação em enfermagem da UNIFAP. A equipe faz o controle dos usuários por meio de lista eletrônica, com dados sociodemográficos principais, terapia medicamentosa, data de última consulta e coleta de exames.
A implementação desta linha cuidado vem ser considerada o pontapé inicial para descentralização do atendimento da PVHIV no município de Macapá-AP. Considerando a vivência do atendimento, essa tomada de decisão foi muito importante na realidade local, uma vez que os centros especializados são conhecidamente estigmatizados pela população. A maioria dos usuários acolhidos até o momento, reforçam a qualidade e o conforto em serem atendidos na APS. Além de desafogar o único centro especializado do Estado. Contudo, o conforto que os usuários referem só é possível devido a equipe multiprofissional conseguir acolher de forma adequada o quantitativo dos usuários cadastrados, o qual tende a crescer nos próximos anos, o que poderá sobrecarregar o serviço e comprometer a qualidade do atendimento. O que demonstra a necessidade da expansão para as demais unidades da Rede. Como todo serviço, neste caso um atendimento pioneiro, existe fragilidades, principalmente voltadas para o sigilo e qualificação clínica que o atendimento necessita. Por meio deste, sugere-se prudência na ampliação da rede, afim de garantir de fato a atenção integral da APS a PVHIV. Contando com equipe preparada e treinada para ofertar o atendimento.
Rua Amadeu Gama - Jardim Marco Zero - Macapá
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO