Olá,

Visitante

Pacientes Restritos ao Lar

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: Objetivou-se relatar a experiência do projeto usuários restritos ao lar da unidade ESF Jovino Cardoso II.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS Este projeto baseou-se na definição dos 14 usuários como participantes e que são residentes na área de abrangência do ESF Jovino Cardoso II. Estes foram indicados pela enfermeira da unidade após reunião de equipe com definição dos casos.. Ocorreram a partir de agendamento prévio por telefone, com as famílias. Após aceite foram agendadas as visitas domiciliares, nessas realizavam-se consultas de enfermagem, avaliação ambiental, avaliação de atividades de vida diária, avaliação funcional. Após realizou-se a SAE e foram traçadas as estratégias para enfrentamento das situações encontradas.INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS: A coleta de dados ocorreu a partir das intervenções com usuários e famílias no domicilio no período de fevereiro a maio de 2017,através de instrumento próprio elaborado pelas acadêmicas de enfermagem que forma aplicado aos restritos ao lar e após tabulado.OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÃO/MONITORAMENTO: o processo dividia-se em quatro momentos: o primeiro de levantamento de dados e situação de saúde e ambiental em visitas domiciliares, o segundo constituía-se em uma analise desta situação com planejamento de ações a serem proposta a este paciente, o terceiro em nova visita para discutir o planejamento e a viabilidade destas ações com o usuário e por ultimo uma reavaliação deste plano de ação, verificando assim o que foi possível de ser melhorado em cada situação de agravo levantada.

Conforme a Resolução 2488/2011, um dos processos de trabalho das unidades básicas de saúde consiste em realizar atenção domiciliar destinada a usuários que possuam problemas de saúde controlados ou compensados, com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde.O enfermeiro deve estar focado na educação em saúde, levando em consideração a informação dos agentes comunitários bem como as ações profissionais, promovendo autonomia dos usuários e cuidadores, vínculo com os profissionais e o acesso ao sistema em si. No planejamento da ESF Jovino Cardoso II para o ano de 2017 encontravam-se ações destinadas aos usuários restritos ao lar, desta forma optou-se por desenvolver este tema como projeto das acadêmicas de enfermagem da FURB. Era preconizado a sistematização da assistência a estes usuários, fornecendo apoio e ferramentas para equipe da ESF e família.

A partir destes resultados observamos que conhecer a residência do idoso e a dinâmica de organização da família permite aos profissionais do ESF intervir de forma mais objetiva e com melhores resultados baseados na realidade e na necessidade. Para tal foi realizado um plano de intervenção individualizado com orientações de alimentação, cuidados, envelhecimento, segurança ambiental, qualidade de vida e estimulo ao autocuidado. Agora ainda é necessária a reavaliação destas ações bem como a intervenção se necessário ou adequações nas intervenções. Porém acreditamos que o sucesso alcançado foi um conjunto de ações entre equipe, usuário e família. A equipe desenvolveu o trabalho através da utilização de instrumentos sistematizados, técnicas e orientações adequadas, os usuários e seus cuidadores buscaram seguir as orientações e a família se dedicou realizando os cuidados que foram orientados.

Principal

Andrea Jordani, Gabriela Krauss,Karin Elisangela da Rosajudite Hennemann Bertoncini, Rubia Duwe, Carmen Lilian Brum Marques Baptista

deiajordani73@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

Blumenau

Santa Catarina

Sul

Instituição

Rua 2 de Setembro 1212

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Andrea Jordani, Gabriela Krauss,Karin Elisangela da Rosajudite Hennemann Bertoncini, Rubia Duwe, Carmen Lilian Brum Marques Baptista

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

07 nov 2022

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba
Práticas
Humanização na prática do cateterismo vesical de demora na atenção básica.
Paraíba
Práticas
Metodologias ativas no processo de atualização de profissionais de saúde: relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar
Paraíba
Práticas
V amostra Paraíba, aqui tem SUS
Paraíba
Práticas
Autonomia reprodutiva: empoderamento de mulheres em vulnerabilidade através da inserção do DIU
Paraíba