Ouvidoria ativa (re)aprendendo a escutar o usuário

O município de Castro através da ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde atenta a este momento promoveu a primeira pesquisa de satisfação do usuário do município. Além do grau de satisfação do usuário, a pesquisa objetivou a avaliação dos serviços prestados pelos serviços de saúde. A princípio, elencou as Equipes de Saúde da Família (ESF) do perímetro urbano, farmácia, laboratório municipal, Centro de Saúde da Mulher, Centro Municipal de reabilitação e Centro de Especialidades Odontológicas e Secretaria Municipal de Saúde e recepção da Secretaria Municipal de Saúde. Optou pela elaboração de questionário com 18 perguntas fechadas com alternativas de respostas. Como dados de identificação do usuário apenas gênero, faixa etária e escolaridade do entrevistado. O anonimato deu condições para obter-se opinião isenta de constrangimento dos pesquisados. O usuário mostrou-se pronto e interessado em responder à pesquisa, dando credibilidade à iniciativa da ouvidoria. Dezenove entrevistadores do quadro de estagiários da Prefeitura Municipal coordenados pela Equipe da Ouvidoria e Controladoria de Planejamento aplicaram o questionário nos 16 Serviços de Saúde, atingindo 1800 usuários. O período estipulado entre a segunda quinzena de dezembro de 2015 e o mês de março de 2016 foi suficiente para a aplicação da pesquisa, para a avaliação da ouvidoria, a apreciação do gestor e para a apresentação dos resultados a cada uma das equipes dos Serviços de Saúde.

A necessidade da avaliação da satisfação do usuário do SUS mais do que nunca se faz necessário neste momento social, político e econômico que o país atravessa.

A pesquisa identificou de forma peculiar o público alvo para o planejamento das ações da Secretaria de Saúde. Este formato pioneiro de avaliação no município motivou a criação de um cronograma permanente da ouvidoria junto aos serviços de saúde que contemplará o usuário e servidor com atendimento presencial. Também a reestruturação do sistema de coleta de informações dos serviços de saúde sob gerência exclusiva da ouvidoria e a viabilização de um canal de notícias administrativas sobre a Secretaria Municipal e seus serviços de saúde. E ainda, a elaboração de material didático com a finalidade de orientar e educar os usuários, através da apresentação de vídeos e notícias, com o uso de dispositivos móveis anexados aos aparelhos de TV e atualizados mensalmente.

Principal

Joel Antonio Santos

joel64castro@outlook.com

Coautores

Joel Antonio Santos

A prática foi aplicada em

Castro

Paraná

Sul

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Castro (PR)

R. Francisco de Assis Andrade, 47 - Vila Rio Branco, Castro - PR, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Joel Antonio Santos

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

01 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas