A experiência “Orientações Pré-Operatórias Digitais: Humanização e Tecnologia no SUS da Paraíba” foi desenvolvida para melhorar a comunicação entre a equipe de saúde e pacientes idosos submetidos a procedimentos cirúrgicos no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), em Campina Grande-PB. O projeto surgiu da necessidade de tornar as orientações pré-operatórias mais acessíveis, considerando as dificuldades enfrentadas por essa população, como déficits cognitivos, baixa escolaridade, limitações auditivas e visuais e ansiedade associada ao processo cirúrgico.
Para atender a essa demanda, foi estruturado um modelo digital de educação em saúde, com o envio de um vídeo educativo via WhatsApp. O conteúdo abordou temas fundamentais para o preparo cirúrgico, como jejum, uso correto de medicamentos e cuidados pré-operatórios, utilizando linguagem simples, narração pausada e elementos visuais intuitivos para facilitar a compreensão. A validação do material foi realizada por cirurgiões, anestesistas e enfermeiros, garantindo a precisão das informações transmitidas e sua adequação ao perfil do público-alvo.
A implementação visou reduzir a ansiedade pré-operatória e melhorar a adesão dos idosos às recomendações médicas, proporcionando-lhes maior autonomia e segurança para enfrentar o procedimento cirúrgico. Além de beneficiar diretamente os pacientes, a prática também auxiliou a equipe de saúde na padronização e otimização das orientações, promovendo uma abordagem mais humanizada e eficaz no atendimento pré-operatório.
Pacientes idosos apresentam dificuldades na assimilação das orientações médicas pré-operatórias, seja por limitações cognitivas, barreiras tecnológicas ou ansiedade em relação à cirurgia. A ausência de um material educativo adaptado à realidade desse público compromete a adesão às recomendações médicas, podendo impactar negativamente os desfechos cirúrgicos. O desafio identificado foi a necessidade de oferecer informações claras e acessíveis, por meio de um formato que facilitasse a compreensão e promovesse maior autonomia do paciente no seu preparo pré-cirúrgico.
A experiência atendeu 58 pacientes idosos, com 80% dos que assistiram ao vídeo relatando maior segurança e compreensão das recomendações médicas. O material permitiu que muitos pacientes se sentissem mais confiantes e preparados, contribuindo para a redução da ansiedade e fortalecimento da adesão ao protocolo cirúrgico.
Entretanto, 74,14% dos pacientes não visualizaram o conteúdo, destacando desafios como dificuldade no uso de smartphones, resistência ao formato digital e dependência de familiares para acessar o material. A partir desses achados, identificou-se que, apesar do sucesso da estratégia para aqueles que acessaram o vídeo, a adesão geral pode ser melhorada. A experiência evidenciou a importância da adaptação dos recursos educacionais à realidade do público idoso, reforçando a necessidade de explorar alternativas complementares para ampliar o impacto do projeto.
Para implementar uma prática semelhante, recomenda-se a avaliação prévia do perfil dos pacientes, identificando níveis de letramento digital e preferências de comunicação para escolher os melhores canais de transmissão das orientações. O envolvimento da equipe de saúde é fundamental para estimular a adesão dos pacientes, orientando-os sobre a importância da informação para o sucesso do procedimento.
Além do envio digital, pode ser interessante considerar recursos complementares, como materiais impressos e áudios educativos, visando alcançar pacientes que enfrentam dificuldades com tecnologia. Monitorar a adesão ao conteúdo e coletar feedbacks também são estratégias essenciais para aprimorar continuamente a abordagem. Adaptar a linguagem e os formatos de comunicação ao público-alvo garante que a educação em saúde seja realmente efetiva e acessível, promovendo um atendimento mais humanizado e eficiente no SUS.
Hospital Universitário Alcides Carneiro HUAC - Rua Carlos Chagas - São José, Campina Grande - PB, Brasil
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