A dor crônica e a crônica são condições que afetam muitas pessoas ao redor do mundo e podem ter diversas causas, como lesões, doenças e até fatores emocionais como estresse e ansiedade. Elas são definidas como uma dor que persiste por mais de três meses e pode se manifestar de diferentes formas, incluindo dor musculoesquelética como dor nas costas, pescoço ou articulações; dor neuropática resultante de danos nos nervos; dor visceral originada de problemas nos órgãos internos e dor psicológica relacionada a questões emocionais, como estresse, ansiedade e depressão.
As causas da dor crônica e da fibromialgia são complexas e multifatoriais lesões ou traumas, doenças crônicas, condições neurológicas, estresse e ansiedade e fatores genéticos.
Um dos tratamentos mais indicados são os exercícios físicos, entre eles o Pilates de Solo.
O Pilates de solo pode ser uma excelente opção para ajudar a gerenciar a dor crônica, por ser exercício de baixo impacto, para todas as idades e combina movimentos suaves e controlados com técnicas de respiração e concentração realizados no chão sem equipamentos ou acessórios.
No municípío de Itatiaia existem atendimento pelo Fisioterapeuta na academia da saúde Vila Odete, Campo Alegre e em Penedo, tendo 120 pessoas matriculadas para acompanhamento desses alunos.
É realizada uma avaliação inicial da dor, fadiga, sensibilidade e qualidade de vida, fazer a Randomização dos participantes para o grupo de intervenção ou grupo de controle, pilates de solo, 2 vezes por semana, durante 12 semanas, e realizar a avaliação final da dor, fadiga, sensibilidade e qualidade de vida após a intervenção.
Os instrumentos de avaliação utilizados são as seguintes escalas:
1. Escala de dor de McGill: Avaliação da intensidade da dor.
2. Escala de fadiga de Fatigue Severity Scale: Avaliação da fadiga.
3. Escala de sensibilidade de Sensory Scale: Avaliação da sensibilidade.
4. Questionário de qualidade de vida de SF-36: Avaliação da qualidade de vida.
Também foi utilizada a análise estatística que incluem :
1. Análise de variância: Análise da diferença entre os grupos de intervenção e controle.
2. Teste t de Student: Análise da diferença entre as avaliações inicial e final.
Os alunos matriculados nas academias da saúde foram divididos em 2 grupos , um grupo que praticou assiduamente 2x semana, por 12 semanas pilates de solo e o outro grupo que so realizou tratamento medicamentoso, que no final somente o que realizou pilates apresentou resposta ao tratamento para dores crônicas.
Foi observado no grupo avaliado de 30 pessoas que foram submetidas a 12 semanas de tratamento, redução da intensidade da dor, redução da fadiga: redução da fadiga, redução da sensibilidade: redução da sensibilidade, melhoria da qualidade de vida, enquanto o grupo que só manteve o tratamento medicamentosos não alcançaram os mesmo resultados.
O grupo de Pilates de solo concluiu que pode ser uma forma eficaz de reduzir a dor, fadiga e sensibilidade em pacientes com dores crônicas e fibromialgia, além de melhorar a qualidade de vida.
É possível concluir também que é de suma importância que outros municípios possa aderir esse trabalho para que os pacientes possam ser beneficiados através dos resultados do pilates de solo.
Secretaria Municipal de Saúde de Itatiaia/RJ - Avenida dos Expedicionários - Centro, Itatiaia - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO