O projeto “Organizando a Esperança: Educação Popular em Rede” tem como objetivo promover a coordenação em rede e fortalecimento das unidades de Educação Popular do Movimento SOS Educação Popular e da ONG Cabo Frio Solidária: os pré-vestibulares sociais e periféricos Conceição Evaristo (Cabo Frio) e recém iniciados no Instituto Federal do Rio de Janeiro (Niterói) e no C.E. Pandiá Calógeras (São Gonçalo). Desta forma, o diálogo entre estes núcleos confere a envergadura do projeto nos seguintes âmbitos: i) territórios geograficamente distintos em articulação; ii) públicos de diversas faixas-etárias; iii) diversidade na atuação no âmbito da educação e da saúde integral; iv) fortalecimento dos vínculos entre as organizações e instituições envolvidas.
O projeto visa atender diretamente 130 alunos com educação popular nas três cidades fluminenses, e 300 novas famílias de 14 comunidades e favelas sendo mapeadas e cobertas com nossos trabalhos/projetos de saúde, cultura, e assistência social.
Os cursos de Pré-Vestibular Social (PVS) no Brasil têm como objetivo principal combater a disparidade social resultante da estrutura sistêmica de discriminação histórica e ambiental. Os núcleos de PVSs desempenham um papel crucial na quebra desse ciclo de pobreza que afeta diversas áreas urbanas periféricas. Em nossos núcleos de educação popular – em Alcântara – São Gonçalo, Sapê – Niterói e Jardim Esperança – Cabo Frio – buscamos proporcionar oportunidades para aqueles que sempre têm acesso ao Ensino Superior Público, mas que enfrentam obstáculos financeiros e limitações de tempo devido às suas condições sociais.
Para enfrentar essa realidade, os núcleos de Educação Popular organizados pelo Movimento SOS Educação Popular oferecem aulas fora do horário comercial convencional, especialmente turnos noturnos e aos fins de semana, ampliando as possibilidades de acesso para aqueles que precisam de atenção.
Os cursos pré-vestibulares sociais também não fornecem apenas conhecimento acadêmico, mas ajudam a desenvolver habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e comunicação eficaz. Isso empodera os jovens a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades, capacitando-os a buscar soluções para os desafios locais.
Acessibilização a instituições públicas e de qualidade, e ao serviço público de modo geral (apenas em Cabo Frio até o presente momento foram mais de 5 alunos aprovados, aguardando o final do período de inscrição para relizar o levantametamento completo);
Ocupação de espaços coletivos em favelas com fins educativos, ambientais e culturais (mensalmente é realizado um envento onde a comunidadade local é mobilizada);
Formação continuada aos educadores;
Integração a outros projetos sociais no mesmo território, priorizando aqueles voltados para educação ambiental e soberania alimentar;
Divulgar conhecimento científico nas áreas de saúde e direitos humanos;
Realizar ao menos uma atividade geral com a participação de todos as unidades que compõe a rede do Movimento SOS Educação (duas dessas atividades já foram realizadas, e nos organizando para uma terceira);
Buscar adesão social e apoio de coletivos já atuantes nas áreas de atuação, como um projeto que interage e afeta diretamente a vida de um grupo, é necessário saber que há uma relação e uma responsabilidade afetiva e social por parte destes projetos com as comunidades onde atuam, sendo assim buscar construir um grupo coeso e alinhado é fundamental.
R. Brasília, 200 - Jardim Excelcior, Cabo Frio - RJ, 28915-160, Brasil
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