Olá,

Visitante

Organização, Planejamento e Execução do Plano de Retorno das Aulas Presenciais, Frente a Pandemia de Covid-19.

No município de Piumhi, localizado na mesorregião Oeste do estado de Minas, com população estimada, 37.900 habitantes (IBGE) realizou a organização e planejamento para o retorno às aulas presenciais, diante da COVID-19, no período de Maio a agosto de 2021. As aulas iniciaram dia 02 de agosto de 2021 em todo o município com grande êxito, trazendo organização, segurança e bem estar aos funcionários envolvidos e bem como com às crianças, adolescentes e adultos. O município conta com um total de 16 escolas municipais/creches/estaduais e 03 escolas particulares. A vigilância em Saúde do município, através da vigilância sanitária, e os departamentos de coordenação da Atenção Básica se reuniram com a Secretária de Educação para realizar todo o planejamento/execução para o retorno presencial de volta às aulas. Iniciando pelas vistorias sanitárias das escolas e creches e realizando o diagnóstico para adaptação tanto dos ambientes internos quanto externos, logo em seguida, realizou-se os treinamentos abordando o protocolo municipal de retorno às aulas presenciais. Durante os treinamentos houve a participação de todos os funcionários em geral como: professores, monitores, serventes contínuas etc… e bem como o transporte municipal como: monitores de ônibus, motoristas etc.. todos que diretamente ou indiretamente estavam envolvidos com o retorno escolar. Os treinamentos aconteceram de forma escalonada e na modalidade tanto presencial quanto online.Durante a organização e planejamento para o retorno presencial de volta às aulas foram realizados a construção do protocolo municipal, utilizando o referencial teórico dos protocolos estaduais. Foram realizados estudos do ambiente escolar para readaptações necessárias, conforme exigência do protocolo sanitário e bem como durante a execução e retorno das aulas, coleta de dados dos casos sintomáticos, com instrumento de ficha padrão para todas as escolas e com fluxograma definido de encaminhamento de pacientes para as Unidades de Saúde e bem como as investigações.

Retornar as aulas presenciais no município cumprindo todas as exigências do protocolo sanitário. O ambiente escolar é o local de convivência e aprendizado e com o enfrentamento da COVID-19 houve a paralisação por mais de um ano e meio da modalidade presencial e com o retorno das aulas foi necessário à organização, planejamento e execução de um plano para o cumprimento do protocolo sanitário para um retorno seguro e efetivo.• Treinar a equipe escolar sobre os protocolos sanitários vigentes

Diante do exposto concluiu se que o retorno escolar no município de Piumhi MG, ocorreu de forma organizada, planejada e com avaliações e mensurações, o que trouxe segurança para as crianças, adolescentes, adultos e funcionários favorecendo o bem estar, convívio social e escolar à todos os envolvidos de forma benéfica e segura, demostrando a importância de um trabalho do SUS com diversos setores envolvidos que foi a Secretária de Saúde, Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária e Coordenação da Atenção Básica ser efetivo e gerando resultados impactantes de qualidade para a comunidade de forma geral.

Principal

Keila Dayane Costa Pereira

keilacos@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

RJ

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Piumhi

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Keila Dayane Costa Pereira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto social de controle populacional de cães e gatos como função de vigilância em saúde pública
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
Controle das arboviroses no município de Brejo do Cruz – PB
Paraíba
Práticas
O Alcance dos indicadores da imunizaçâo do programa de qualificaçâo das ações de vigilância em saúde
Paraíba
Práticas
Acolhimento e seguimento intersetorial às crianças e adolescentes vítimas de violências
Paraíba