Organização, Planejamento e Execução do Plano de Retorno das Aulas Presenciais, Frente a Pandemia de Covid-19.

No município de Piumhi, localizado na mesorregião Oeste do estado de Minas, com população estimada, 37.900 habitantes (IBGE) realizou a organização e planejamento para o retorno às aulas presenciais, diante da COVID-19, no período de Maio a agosto de 2021. As aulas iniciaram dia 02 de agosto de 2021 em todo o município com grande êxito, trazendo organização, segurança e bem estar aos funcionários envolvidos e bem como com às crianças, adolescentes e adultos. O município conta com um total de 16 escolas municipais/creches/estaduais e 03 escolas particulares. A vigilância em Saúde do município, através da vigilância sanitária, e os departamentos de coordenação da Atenção Básica se reuniram com a Secretária de Educação para realizar todo o planejamento/execução para o retorno presencial de volta às aulas. Iniciando pelas vistorias sanitárias das escolas e creches e realizando o diagnóstico para adaptação tanto dos ambientes internos quanto externos, logo em seguida, realizou-se os treinamentos abordando o protocolo municipal de retorno às aulas presenciais. Durante os treinamentos houve a participação de todos os funcionários em geral como: professores, monitores, serventes contínuas etc… e bem como o transporte municipal como: monitores de ônibus, motoristas etc.. todos que diretamente ou indiretamente estavam envolvidos com o retorno escolar. Os treinamentos aconteceram de forma escalonada e na modalidade tanto presencial quanto online.Durante a organização e planejamento para o retorno presencial de volta às aulas foram realizados a construção do protocolo municipal, utilizando o referencial teórico dos protocolos estaduais. Foram realizados estudos do ambiente escolar para readaptações necessárias, conforme exigência do protocolo sanitário e bem como durante a execução e retorno das aulas, coleta de dados dos casos sintomáticos, com instrumento de ficha padrão para todas as escolas e com fluxograma definido de encaminhamento de pacientes para as Unidades de Saúde e bem como as investigações.

Retornar as aulas presenciais no município cumprindo todas as exigências do protocolo sanitário. O ambiente escolar é o local de convivência e aprendizado e com o enfrentamento da COVID-19 houve a paralisação por mais de um ano e meio da modalidade presencial e com o retorno das aulas foi necessário à organização, planejamento e execução de um plano para o cumprimento do protocolo sanitário para um retorno seguro e efetivo.• Treinar a equipe escolar sobre os protocolos sanitários vigentes

Diante do exposto concluiu se que o retorno escolar no município de Piumhi MG, ocorreu de forma organizada, planejada e com avaliações e mensurações, o que trouxe segurança para as crianças, adolescentes, adultos e funcionários favorecendo o bem estar, convívio social e escolar à todos os envolvidos de forma benéfica e segura, demostrando a importância de um trabalho do SUS com diversos setores envolvidos que foi a Secretária de Saúde, Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária e Coordenação da Atenção Básica ser efetivo e gerando resultados impactantes de qualidade para a comunidade de forma geral.

Principal

Keila Dayane Costa Pereira

keilacos@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

RJ

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Keila Dayane Costa Pereira

Conta vinculada

04 dez 2015

CADASTRO

14 set 2023

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas