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Organização do Processo de Trabalho na Atenção Primária em Saúde Utilizando Ferramentas Analisadoras e Estratégicas

o projeto acima intitulado, teve sua motivação na análise do seguinte cenário: – Dificuldade das Equipes no planejamento da Organização do Processo de Trabalho, bem como de monitoramento e avaliação sistematizada pela gestão através das coordenações -Ações não realizadas a partir de perfil epidemiológico Ausência de diagnóstico situacional e de um modelo de atenção com base na integralidade e que atue de acordo com a realidade e especificidade do usuário – linha do cuidado -Desvalorização de ferramentas estratégicas existentes, entre elas: Matriz de Intervenção, Fluxograma, Mapas Analíticos, elementos do Eixo Estratégico Transversal de Desenvolvimento do PMAQ (Autoavaliação, Monitoramento, Educação Permanente, Apoio Institucional e Cooperação Horizontal), AMAQ e Gestão Compartilhada (PNH, PTS). o Projeto em execução teve início em novembro/2018, com etapas definidas conforme descrito na metodologia com desenvolvimento nas áreas de trabalho e UBSs das 18 esquipes de Saúde da Família.

Geral: Qualificar o processo de trabalho da Atenção Primária para melhorias no cuidado à população. Específico: Sistematizar avaliação, monitoramento e planejamento das ações em saúde num processo participativo, envolvendo os vários autores e utiliza 1. Elaboração de Check lists para visita da equipe GI na UBS e do Questionário de Satisfação do Usuário 2. Pesquisa por amostra, nas áreas, com foco em pessoas dos grupos prioritários (gestantes, puérperas, hiperdia e outros), com aplicação do questionário, posteriormente compilado para apresentação a equipe 3. Visita à UBS para supervisão, avaliação da organização geral, registros, instrumentos e reunião para discussão do questionário e da avaliação 4. Entrega dos check lists à equipe para correção das inconformidades com prazos estabelecidos 5. Retornos da Equipe GI à UBS para monitoramento 6. Encontro da equipe GI com a equipe da UBS para compartilhamento dos avanços e melhorias a partir das várias percepções.

Percepção real da satisfação do usuário sobre os serviços, a estrutura e o atendimento – Aproximação da equipe de Gestão da Secretaria às Equipes das Unidades – Apoio Institucional, e conhecimento mais específico das dificuldades, necessidades e potencialidades de cada uma – Permitiu realizar auditoria e avaliação interna com feedback imediato – Possibilitou autoavaliação, avaliação coletiva e consequentemente correção de falhas, lacunas, inconformidades (organização dos ambientes, disponibilização de informações, registro nos livros, prontuários, atualização de perfil epidemiológico) – Efetivação de planejamento em equipe – Integração do NASF e da Saúde Bucal, agenda compartilhada – Fortalecimento da Educação Permanente em Saúde.o projeto em desenvolvimento já apresenta resultados exitosos. A finalidade envolve muitas possibilidades e alternativas, autores, recursos e influências. Percebe-se barreiras e tensões, mas, também, aspectos facilitadores como a cooperação e mudanças nos ambientes e posturas. o processo segue utilizando a ferramenta de gestão PDCA, e ao final pretende-se alcançar como impacto o objetivo da qualificação e melhoria no cuidado, mensurado pelo alcance de indicadores e metas e satisfação do usuário.

Principal

Raimunda Da Cunha Carneiro

raicarneiro.adm@gmail.com

Coautores

Nielson Valério Ribeiro Pinto, Elzimar Palhano Dos Santos,

A prática foi aplicada em

Alto Alegre do Pindaré

Maranhão

Nordeste

Instituição

Rua São Francisco, 65B - Centro - 65.398-000 - Alto Alegre Do Pindaré-Ma

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Raimunda Da Cunha Carneiro

Conta vinculada

raicarneiro.adm@gmail.com

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

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