O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta o desenvolvimento neurológico identificado por uma gama de características. Dentre elas, podemos citar a dificuldade de comunicação e interação social, atraso no desenvolvimento motor, hipersensibilidade sensorial e comportamentos metódicos ou repetitivos. De acordo com o relatório do CDC (Centers for Diseases Control and Prevention), publicado em março de 2023, 1 em cada 36 crianças aos 8 anos de idade é diagnosticada com TEA. Esse número representa um aumento de 22% em relação ao estudo anterior, feito em 2018 e que estimava que 1 em cada 44 crianças apresentava TEA naquele ano, No Brasil, estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas tenham TEA. E essa situação aumenta a busca pelo atendimento aos serviços de saúde, refletindo nas grandes listas de espera por avaliação e intervenção. Inserido nesse contexto, sendo um dos dispositivos que presta assistência a crianças e adolescentes com TEA no município de Santana, O centro de atenção psicossocial infanto juvenil ( CAPSi), como medida estratégica para aumentar a oferta de vagas e qualificar sua assistência, implantou oficinas terapêuticas para crianças e adolescentes com esses transtornos para que suas dificuldades sejam amenizadas e tenham a oportunidades de desenvolver suas habilidades sem prejuízos em seu futuro. Esta abordagem interdisciplinar nas oficinas favorece uma atenção humanizada e de qualidade, direcionando os usuários para promoção da saúde, exercício da cidadania e inclusão social.
No Brasil, estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas tenham TEA. E essa situação aumenta a busca pelo atendimento aos serviços de saúde, refletindo nas grandes listas de espera por avaliação e intervenção. inserido neste contexto, o município de Santana também enfrenta essa problemática. O centro de atenção psicossocial infanto juvenil ( CAPSi), como medida estratégica para aumentar a oferta de vagas e qualificar sua assistência, implantou-se oficinas terapêuticas para crianças e adolescentes com esses transtornos
Já foram formados mais de 34 grupos terapêuticos;
Capacidade de atendimentos ofertados pelo centro aumentou em 50%.
Tempo de espera por terapia ‘diminuiu;
Maior suporte profissional, uma vez que, o trabalho em equipe permite esse suporte;
Estudos de casos diários após as sessões;
Principal suporte para as avaliações de casos leves de TEA. Mais de 30 pacientes em avaliação nos grupos.
conhecer a realidade de seu município, sua clientela e os recursos disponíveis, ajuda traçar estratégias rápidas, objetivas e de baixos custos. garantindo ao usuário o acesso ao serviço de forma mais precoce possível.
Rua Presidente Costa e Silva, 1434 - Hospitalidade, Santana - AP, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO