Olá,

Visitante

Oficinas para aperfeiçoamento do pré-natal multiprofissional na Atenção Primária – Estimulando boas práticas através de experimentações estéticas da sociopoética.

Com a proposta de estimular as boas práticas e a realização de uma assistência multiprofissional de qualidade e oportuna durante a assistência ao pré natal, iniciamos em Outubro de 2023 na Clínica da Família Dro Edsneider da Rocha Pires de Souza, situada na Avenida Mal. Paulo Torres nº 477, Centro em Vassouras/RJ. As Oficinas de experimentações são baseadas no método descritivo-analítico-experimental da sociopoética com a finalidade de inovar o acolhimento e estimular a interação e participação dos profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família. O público alvo são os profissionais da equipe multidisciplinar das ESF Carvalheira e ESF Centro.
Participantes: 18 profissionais dentre eles: profissionais da enfermagem, medicina, odontologia, internos e agentes comunitários de saúde com atuação direta no pré-natal. Com realização de encontros no modelo de roda de conversa. Foram utilizadas nas oficinas: aromaterapia, musicoterapia, técnicas de relaxamento, preparação do cenário com fotos sobre a temática e disponibilidade de materias para produção dos dados. Detalhamento dos encontros no modelo roda de conversa:
01º Encontro em Outubro/2023: Apresentação do projeto e dos objetivos, leitura e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e Autorização para gravação de som e/ou imagens e orientações de como será a participação de cada um, além da disponibilidade de espaço para esclarecer possíveis dúvidas. A partir do tema gerador ´´Quais as experiências mais marcantes na assistência multidisciplinar no Pré Natal e Puérperio na Atenção Primária?“ foi desenvolvido a 01ª oficina de produção livre (a partir do tema gerador, os profissionais elaboraram desenhos, pinturas e colagem e a falaram sobre as suas experiências, expectativas e perspectivas)
02º Encontro em Novembro/2023: A partir do tema gerador ´´O que você pensa a respeito da sua atuação enquanto profissional no processo da assistência multiprofissional do Pré Natal e puerpério na Atenção Primária?“abordagem do tema gerador da pesquisa e seus objetivos, estimulando os participantes a discutir sobre este tema, dentro de sua vivência profissional e discutir sobre a relevância do mesmo. 02ª oficina produção da árvore da vida (os profissionias foram divididos em grupo e elaboraram em equipe, cada componete da árvore dentro da atribuição profissional de cada indivíduo).
03º Encontro: Contra análise do que foi produzido e vivenciado nos encontros anteriores, relacionados ao tema. Realização prevista para Abril de 2024.

Uma grande parcela dos profissionais não recebe a capacitação necessária para prestar uma assistência efetiva e qualificada e isso acarreta algumas falhas nesse processo de cuidado. Muitas intervenções poderiam ser evitadas se houvesse uma melhor qualificação em âmbito multiprofissional. Outra questão que chama a atenção, é a responsabilização dessa assistência prenatalista de maneira errônea apenas para o enfermeiro e médico da equipe, o que torna o cuidado fragilizado visto que o odontólogo, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde também fazem parte do processo e seu olhar e sua atuação tendem a melhorar a qualidade deste acompanhamento.
Estas deficiências contribuem para que falhas no decorrer da assistência aconteçam, dentre elas: Acolhimento precário, enfraquecimento e/ou inexistência do vínculo entre equipe e paciente, além de erros na estratificação de risco o que repercute em encaminhamentos desnecessários para setores especializados, o que leva a uma estigmatização da gestação, intervenções desnecessárias e excesso de demanda desses ambulatórios, acarretando um aumento nas filas de espera por esse atendimento e demora nesta assistência.

Os profissionais se mostraram seguros durante as oficinas e interagiram enquanto produziam livremente a partir dos temas geradores, produções que traduziam suas idealogias, expectativas, fragilidades e potencialidades dentro das suas competências enquanto indivíduo e equipe.
Foram sensibilizados quanto a importância das suas atribuições e da atuação no processo assistência multiprofissional. Por meio dos relatos de experiências durante a roda de conversa, foi possível compreender o cuidado através do olhar da equipe, no contexto multidisciplinar.
A atuação multiprofissional trás uma assistência com diferentes olhares sobre as práticas do cuidado, garantindo uma atenção integral e resolutiva, a partir desta percepção, houve um movimento de estímulo na busca de alternativas que pudessem suprir as fragilidades levantadas.
Potencializando o processo de cuidado multiprofissional, tornando a assistência mais humanizada e individualizada, ocasionando o fortalecimento das boas práticas e do SUS, no contexto materno infantil.

Através da pesquisa e estudo sobre a metodologia sociopoética foi possível realizar as oficinas e analisar os achados pertinentes aos temas propostos.
Houve parceria e apoio da gestão, através da autorização para que os profissionais pudessem participar e disponibilidade do espaço físico adequado.
As oficinas iniciaram com práticas integrativas como musicoterapia, aromaterapia e técnicas de relaxamento, o que possibilitaram uma maior interação entre os participantes.

Principal

Fabiana Ramos Vargas

fabianavargas@id.uff.br

Coordenação Saúde da Mulher

Coautores

Fabiana Ramos Vargas (autora), Marilei de Melo Tavares, Raiane Furtado Pereira de Carvalho, Larissa Suely Vieira Ramos (co autores)

A prática foi aplicada em

Vassouras

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua Visconde de Cananeia nº66 - Centro - Vassouras/RJ

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Fabiana Ramos Vargas

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

01 abr 2024

e atualizada em

01 abr 2024

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos