Olá,

Visitante

Oficina Oportunizar /CAPS AD

A presente oficina é uma das atividades terapêuticas ofertada aos assistidos do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas de Barra Mansa, prioritariamente, usuários acompanhados pelo CAPS-AD e em eventualidade, familiares e comunidade local.

O projeto se justifica a medida em que foi contratados uma equipe pedagógica e um artesão para promoção de ações de fortalecimento de atividades coletivas e individuais de cunho promocional em de demandas lúdicas, sociais e que promova a superação de vulnerabilidade social e, consequentemente, no processo de reintegração social. O trabalho é ofertado pela equipe técnica de saúde mental do município e periodicamente passa por atualizações e reflexões dos impactos positivos ao acolhido.

A oficina promove através das ações semanais junto aos assistidos no espaço Reviver divulgação de vagas de cursos gratuitos com inscrições abertas, cadastro de currículos em sites e via e-mail, inscrições de processos seletivos, orientação profissional, entrevistas de emprego (dicas), 2ª via de documentos digitais e perfil LinkedIn. É uma estratégia de intervenção que vislumbre valorizar o potencial de dinamismo, comunicabilidade e até mesmo empreendedorismo dos usuários, de modo a promover a reintegração social.

A presente proposta é aplicada pela pedagogo, às terças-feiras ás 10:00h e ás 14:00h. O equipamento por ser uma equipe multiprofissional possibilita essa troca de saberes e enriquece o processo de ensino aprendizagem junto aos participantes

O objetivo é fornecer as ferramentas necessárias para que os assistidos do CAPS-AD-Espaço Reviver- faça uma reflexão sobre reinserção ao mercado de trabalho e superação de vulnerabilidade social após reingresso ao mercado formal de trabalho.

A aplicação do projeto se dará de modo a qualificar o espaço do Reviver por meio de planejamento estratégico, o cumprimento de atividades que fortaleça os assistidos no processo de qualificação profissional e reinserção ao mercado de trabalho. De forma quantitativa já são dezenas de pedidos atendidos dentre confecções de currículos como encaminhamento as entrevistas e caso de sucesso ao mercado de trabalho. É notório o quão ações terapêuticas similares ao serem trabalhadas com nosso pacientes, no município de Barra Mansa, o resultado é significo ate mesmo no processo de criação dos vínculos entre paciente e técnico.

É importante uma base de dados com vagas atualizadas de emprego em diferentes áreas do conhecimento. Grupos nas redes sociais e diálogo com setor empresarial contribui muito.

Principal

JOHNES HEBERT VICTAL EVANGELISTA

johneshebert@yahoo.com.br

Pedagogo

Coautores

: Johnes Hebert Victal Evangelista; Denise Durval

A prática foi aplicada em

Barra Mansa

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua Professor Pedro Vaz, n⁰ 57, no Centro

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Johnes Hebert Victal Evangelista

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

20 mar 2024

e atualizada em

20 mar 2024

Início da Execução

03/10/2023

Fim da Execução

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Terapia Comunitária Integrativa: um relato de experiência no município de Resende (RJ)
Rio de Janeiro
Práticas
Grupo terapêutico: um espaço de acolhimento e de suporte para o final de semana, através da musica, violão e técnica da auriculoterapia
Rio de Janeiro
Práticas
Equipe multidisciplinar – um olhar psicossocial na atenção à infância e adolescência
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto Adoles-SER- a clínica em movimento. Cuidado e promoção de saúde mental de adolescentes
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Avaliação diagnóstica do TEA no SUS e capacitação dos pais como forma primordial de intervenção
Rio de Janeiro
Práticas
Oficina de Estimulação Cognitiva como estratégia de cuidado ampliado para indivíduos com dependência de álcool
Rio de Janeiro
Práticas
Os dados do CAPS1 Minha Vida como indicador avaliativo do serviço na supervisão clínico-institucional
Rio de Janeiro
Práticas
Grupo de familias em um CAPS infanto-juvenil
Rio de Janeiro
Práticas
Risus: de coadjuvante a protagonista
São Paulo