No contexto de Atenção Primária, em 2023, foi publicada a Portaria GM/MS Nº 635, de maio de 2023 a qual “institui, define e cria incentivo financeiro federal de implantação, custeio e desempenho para as modalidades de equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde.” Dentre os profissionais inclusos nessa nova dinâmica de equipe está o profissional nutricionista, que, junto aos outros profissionais, e trabalhando de maneira horizontal com as equipes da Atenção Primária à Saúde a qual deve desempenhar as seguintes ações conforme a Portaria mencionada acima: o atendimento individual, em grupo e domiciliar, atividades coletivas, dentre outras.
Dentro dessa dinâmica de ações da Nutricionista em promover saúde através da alimentação e com atividades de caráter coletivo, foi demonstrada a importância de alimentos funcionais que possuem nutrientes necessários à saúde tais como vitaminas, compostos antioxidantes, minerais dentre outros, que irão atuar beneficamente no sistema imunológico, funcionamento intestinal, digestão e no funcionamento corporal como um todo, desde que associados a uma prática de alimentação saudável (Rocha et al., 2023).
Os alimentos escolhidos para o preparo foram melão , couve manteiga, beterraba e limão.
A oficina ocorreu em 20 de fevereiro de 2025 na Unidade de Saúde Mandacaru VIII, João Pessoa- PB, com o intuito de ensinar a comunidade em geral sobre a importância dos alimentos e como eles podem ser ser melhor aproveitados no dia a dia.
Relatar como ocorreu uma Oficina de Degustação de Sucos Funcionais em uma Unidade de Saúde da Família do município de João Pessoa- PB.
Conscientizar a população a incluir novas formas de se alimentar de maneira mais saudável.
Durante a oficina a Nutricionista apresentou os alimentos a serem utilizados para o preparo dos sucos explicando a importância de sua funcionalidade se inseridos na alimentação diária.
O primeiro suco funcional foi preparado com 200g de melão, 04 folhas de couve folha, 500ml de água mineral e 01 limão médio espremido. Os alimentos foram liquidificados e ofertados sem coar, de forma a preservar os nutrientes, para a degustação dos usuários.
Para o segundo suco funcional foi utilizado 150g de beterraba, 01 limão espremido e 300ml de água mineral. A dinâmica foi a mesma do primeiro suco: após o preparo e explanação de suas funções, o suco foi ofertado para a degustação dos usuários.
Durante toda a oficina, os usuários se mostraram interessados, buscando informações sobre as funções dos alimentos utilizados, a forma de preparo, o melhor horário para consumo e anotando as receitas para prepararem em casa.
Articular os profissionais da Unidade de Saúde da Família para sensibilizar a população a participar da Oficina.
Aproveitar os espaços de grupos pré-formados para executar a prática.
Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa- Distrito Sanitário IV
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO