Olá,

Visitante

Oficina de Culinária Terapêutica do SUS – Saberes e Sabores

Apesar de a obesidade estar relacionada a fatores genéticos, há importante influência significativa do sedentarismo e de padrões alimentares inadequados no aumento dos índices brasileiros. Forte aliado na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, o consumo de frutas e hortaliças está sendo deixado de lado por uma boa parte dos brasileiros. Apenas 22,7% da população ingerem a porção diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de cinco ou mais porções ao dia. Outro indicador que preocupa é o consumo excessivo de gordura saturada. O Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas) mostra ainda que o envelhecimento da população reflete positivamente na alimentação do brasileiro. De acordo com as pesquisas de 2016 as doenças crônicas avançaram nos últimos 10 anos: – Aumento de 61,8% de diabetes, e de hipertensão 14,2%. – . É necessária a implementação urgente de estratégias efetivas para combater as epidemias de Obesidade e Diabetes”

Estimular a comunidade em geral a adotar hábitos alimentares saudáveis e comportamentos de auto cuidado na prevenção às DCNT e obesidade. Incentivar os grupos familiares na cooperação mútua e conhecimento nutricional. Prevenir transtornos alimentar Realizar oficinas de culinária orgânica com a arte educadora, nutricionista nas salas de esperas das UBS com abordagem teatral do gênero comédia del arte, teatro de bonecos, musicoterapia, poesias. Propiciar aos participantes a degustação em copos de 50 ml. Divulgar as receitas entregando a cada usuário um impresso da mesma, com as explicações dos valores nutricionais. Parceria com universitários de Medicina, artistas locais, ACS. Disponibilizar uma mesa com livros referentes à alimentação saudável. Interagir com o público na confecção das receitas. Estimular grupos hiperdia, as crianças e adolescentes e a família como um todo na troca de saberes. Encaminhar usuários propensos às DCNT para matriciamentos e criar PTS para os mesmos.

Em funcionamento desde janeiro de 2018, a Oficina é muito solicitada em eventos como Dia da Nutrição, Dia Mundial da Saúde, Ações na zona rural etc. Vivenciamos a interação da comunidade com os profissionais do SUS, e o interesse pelas receitas realizadas e a multiplicação da mensagem proposta. Verificamos ainda que as pessoas se divertem durante as ações, melhoram o humor, interagem com os personagens. Ampliou horizontes, além de atingir o objetivo proposto, tem oportunizado a inserção de diversos assuntos, como dengue, H1N1, higienização das mãos, cultura de paz, saúde do homem, saúde da mulher, práticas de atividades físicas, etc. A fase II da Oficina está funcionando na prática com Grupo intersetorial no CRAS e vamos extendendo ao PSE. A Oficina de Culinária Terapêutica vem promovendo a troca de saberes, levando informação, contribuindo para diminuirmos os indicadores de obesidade e as DCNT no município de Mineiros (GO), fortalecendo o vínculo do NASF-AB com as ESF, tendo a educação popular em saúde como promotora dos espaços de diálogo, amorosidade, problematização, construção compartilhada de conhecimento, o auto cuidado, e redução do consumo dos alimentos industrializados, sódio, açúcar e transgênicos.

Principal

Terezinha Batista De Sousa

terezinhabsousa@gmail.com

Coautores

Pâmela Moraes Oliveira

A prática foi aplicada em

Mineiros

Goiás

Centro-Oeste

Instituição

Quarta Avenida, 16, Centro, 75830-086, Mineiros - GO

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Rosângela de Rezende Amorim

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

02 abr 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal