Olá,

Visitante

Oficina de culinária kids: uma ferramenta para despertar a alimentação saudável das crianças do programa Saúde na Escola

Objetivos: contribuir na formação de hábitos alimentares saudáveis de forma prática e lúdica junto à comunidade escolar, incentivando o consumo de alimentos à base de legumes, frutas e verduras provenientes da agricultura familiar. Metodologia: em uma sala de aula adaptada a uma cozinha experimental, as crianças foram orientadas sobre a preparação dos alimentos e sua importância nutricional, prepararam a massa e fabricaram os biscoitos através de máquina e cortador. Após assado, degustaram cada sabor do biscoito e tiveram a oportunidade de degustar vários pratos preparados por eles, a exemplo do biscoito bicho da seda, que foi feito à base de beterraba, cenoura, couve e farinha de semente de abobora. Para esse momento, foram confeccionados aventais, gorros e luvas para os cozinheiros mirins. A oficina de culinária KIDS foi supervisionada e ministrada pela equipe da Unidade de Saúde, nutricionista da educação e a equipe da agricultura familiar.

Todos sabem a importância de uma alimentação saudável para o crescimento e desenvolvimento do ser humano. É na fase da infância que se adquire esses hábitos, principalmente quando são estimulados pelos pais ou orientador. É essencial que a criança aprenda nos primeiros anos de vida a importância do alimento como uma substância fonte de matéria e energia, e que ele deve ser sempre seu aliado para crescer forte e saudável. Muitas têm dificuldades em consumir cardápios nutritivos, simplesmente pela falta de contato com o mundo da comida e sem ter nenhum tipo de referencial, nesse sentido, o programa Saúde na Escola de Rafael Jambeiro (BA), implantou o projeto oficina de culinária kids através das Unidades de Saúde em parceria com a educação e a agricultura familiar. A ação objetiva levar os alunos a um ambiente que fogem do padrão tradicional de ensino, adaptando uma sala de aula em uma cozinha experimental onde eles terão o contato e orientações sobre esses alimentos.

Mesmo sendo principiantes, foi possível observar o encanto e a magia deles em preparar cada biscoito à base de verduras e legumes. O projeto é uma importante ferramenta para atuar na mudança de hábito dos indivíduos desde sua infância. Além de ser um aprendizado que as crianças levarão para seu cotidiano, tornando-se também multiplicadores das informações recebidas e estimulando mudanças positivas no meio em que vivem sobre o consumo correto dos alimentos.

Principal

Simara Rubens Pereira

Coautores

Simara Rubens Pereira

A prática foi aplicada em

Rafael Jambeiro

Bahia

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Ministério da Educação

Rafael Jambeiro

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

25 jun 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
A (in)visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba