- Atenção Primária à Saúde
Silvia Melo
- 20 set 2024
Amapá
Foi feito uma avaliação comparativa da organização proposta pela legislação vigente e os dispositivos existentes na RAS. as seguintes ações foram adotas ao longo dos quatro anos: Avaliação de cada dispositivo com a sua capacidade instalada
Conforme a Portaria 4279 de 30/12/2010 que estabelece as diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS). O município de Silva Jardim no início de 2013 apresentava carências em vários dispositivos, pouca objetividade por parte do sistema de regulação, baixa resolutividade e custo alto com a média e alta complexidade.
O município de Silva Jardim tem 21.349 habitantes, uma densidade demográfica de 22.77 HAB./ Km2 (o quinto maior município em extensão territorial do Estado do Rio de Janeiro) e um índice de desenvolvimento humano de 0,654 IDH (87°), um dos mais baixos do Estado. A gestão ao longo desses anos tem de estrutura na organização do processo de trabalho para captar recursos via Fundo Nacional de Saúde e outros sistemas vigentes nas Políticas Públicas de Saúde. Dessa forma, os recursos limitados não podem ser uma barreira se a gestão estiver organiza e com um programa de planejamento estabelecido na Rede de Atenção à Saúde.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO