- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Os principais eixos de informação do Observatório são: informações sobre as políticas intersetoriais com repercussão na saúde das populações do campo e da floresta: saneamento básico rural Brasil Sem Miséria, Brasil Quilombola, Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável do Povos e Comunidades Tradicionais, Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Informações sobre a Conferência Nacional de Saúde Indígena e a Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
A principal política a ser relacionada com a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta (PNSIPCF) é a Política de Atenção Básica, por ser a porta de entrada para o SUS. São também fundamentais as relações com a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com destaque para os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests). Identificam-se relações também com as Políticas de Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde do Idoso e com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS. Espera-se que o Observatório possa contribuir não só para a gestão, mas também com os movimentos sociais do campo e da floresta, como também, para a Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Os cursos de formação serão realizados em um ano abordando os seguintes temas: Política e Saúde Política e Saúde Ambiental, Política e Reforma Agrária. O Observatório terá sede inicial no Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz) e será gerido por um Comitê Gestor formado por representantes da EPSJV/Fiocruz, do DAGEP/SEGEP/MS, do MST e do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UNB. Serão realizadas atividades de campo, seminários, cursos, oficinas, dentre outras atividades de educação/ensino formal e não formal com registro histórico e didático documental, publicações, documentários e vídeos educativos.
O Observatório em Saúde, Ambiente e Trabalho na Reforma Agrária tem como objetivo apoiar, através da organização e disponibilização de informações, a luta de movimentos sociais e diversas forças sociais pela promoção da saúde e pela efetivação de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da reforma agrária
Distrito Federal, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO