Observatório em Saúde, Ambiente e Trabalho na Reforma Agrária: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Os principais eixos de informação do Observatório são: informações sobre as políticas intersetoriais com repercussão na saúde das populações do campo e da floresta: saneamento básico rural Brasil Sem Miséria, Brasil Quilombola, Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável do Povos e Comunidades Tradicionais, Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Informações sobre a Conferência Nacional de Saúde Indígena e a Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

A principal política a ser relacionada com a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta (PNSIPCF) é a Política de Atenção Básica, por ser a porta de entrada para o SUS. São também fundamentais as relações com a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com destaque para os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests). Identificam-se relações também com as Políticas de Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde do Idoso e com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS. Espera-se que o Observatório possa contribuir não só para a gestão, mas também com os movimentos sociais do campo e da floresta, como também, para a Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Os cursos de formação serão realizados em um ano abordando os seguintes temas: Política e Saúde Política e Saúde Ambiental, Política e Reforma Agrária. O Observatório terá sede inicial no Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz) e será gerido por um Comitê Gestor formado por representantes da EPSJV/Fiocruz, do DAGEP/SEGEP/MS, do MST e do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UNB. Serão realizadas atividades de campo, seminários, cursos, oficinas, dentre outras atividades de educação/ensino formal e não formal com registro histórico e didático documental, publicações, documentários e vídeos educativos.

O Observatório em Saúde, Ambiente e Trabalho na Reforma Agrária tem como objetivo apoiar, através da organização e disponibilização de informações, a luta de movimentos sociais e diversas forças sociais pela promoção da saúde e pela efetivação de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da reforma agrária

Principal

Sheila Lima

Coautores

Sheila Lima

A prática foi aplicada em

Brasília

Distrito Federal

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Distrito Federal, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Sheila Lima

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

02 jun 2023

CADASTRO

11 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas