O objetivo é conceber e avaliar um objeto de aprendizagem sobre o calendário vacinal das PVHA para profissionais que atuam na atenção primária à saúde. Trata-se de um estudo quase-experimental, de caráter exploratório e descritivo, com abordagem quali-quantitativa. Foram convidados a participar da pesquisa os profissionais de enfermagem que atuam na sala de vacinação de seis unidades de saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. As etapas consistirão em: acesso ao ambiente virtual de aprendizagem.
O Programa Nacional de Imunizações prevê calendários vacinais para grupos distintos, visando a prevenção de doenças. Nestes, pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) (PVHA) são contempladas, dados os riscos para infecções oportunistas. Frente à carência de informações, entre profissionais de saúde, investimentos em objetos de aprendizagem (OA) e aprimoramento da educação continuada constituem boas iniciativas.
As atividades desenvolvidas em sala de vacina são desempenhadas pela equipe de enfermagem, composta pelo enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem. Esses profissionais devem ter conhecimentos sobre os procedimentos de manuseio, conservação, preparo, administração, registro e descarte dos resíduos resultantes dessas ações. Em razão disso, o objeto de aprendizagem é recomendado para profissionais de saúde que atuam nas atividades de vacinação na atenção primária à saúde.
Rua Sarmento Leite, 245 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO