Olá,

Visitante

Objeto de Aprendizagem Sobre o Calendário Vacinal de Pessoas Vivendo com Hiv/Aids para Profissionais de Saúde

O objetivo é conceber e avaliar um Objeto de aprendizagem sobre o Calendário Vacinal das PVHA para profissionais que atuam na atenção primária à saúde. Trata-se de um estudo quase-experimental, de caráter exploratório e descritivo, com abordagem quali-quantitativa. Foram convidados a participar da pesquisa os profissionais de enfermagem que atuam na sala de vacinação de seis unidades de saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. As etapas consistirão em: acesso ao ambiente virtual de aprendizagem

O Programa Nacional de Imunizações prevê calendários vacinais para grupos distintos, visando a prevenção de doenças. Nestes, pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) (PVHA) são contempladas, dados os riscos para infecções oportunistas. Frente à carência de informações, entre profissionais de saúde, investimentos em objetos de aprendizagem (OA) e aprimoramento da educação continuada constituem boas iniciativas.

As atividades desenvolvidas em sala de vacina são desempenhadas pela equipe de enfermagem, composta pelo enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem. Esses profissionais devem ter conhecimentos sobre os procedimentos de manuseio, conservação, preparo, administração, registro e descarte dos resíduos resultantes dessas ações. Em razão disso, o objeto de aprendizagem é recomendado para profissionais de saúde que atuam nas atividades de vacinação na atenção primária à saúde.

Principal

Ceura Beatriz de Souza Cunha

ceura.cunha@ufcspa.edu.br

A prática foi aplicada em

Porto Alegre

Rio Grande do Sul

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

Avenida Sarmento Leite, 245

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ceura Beatriz de Souza Cunha

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

11 abr 2015

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar de escolares com necessidades especiais
Paraíba
Práticas
Educação em gênero no SUS e a proteção integral à mulher em situação de violência na atenção primária
Paraíba
Práticas
Era uma vez, apresentando uma história de cuidado e amor – a importância da educação vacinal desde o berço
Paraíba