Olá,

Visitante

O Uso do Weblog e das Redes Sociais na Divulgação de Informação Científica Imparcial Como Ferramenta para Promoção do Uso Correto e Seguro de Medicamentos

A veiculação desta informação e seu alcance também são determinantes para que sua contribuição seja efetiva. Justificativa: O espaço virtual, amplamente ocupado pelas redes sociais e weblogs, se inseriu de forma definitiva no cotidiano das pessoas. A utilização dessas ferramentas em prol da divulgação de informações seguras e cientificamente embasadas se alinha às necessidades de superar a lacuna entre a pesquisa e sua implantação na prática de saúde. Nesta perspectiva, o Centro de Estudos do Medicamento (CEMED/UFMG) prioriza atividades que possibilitam ao graduando em Farmácia uma formação que desenvolve a compreensão da evidência científica relevante para as intervenções que tem como base o medicamento. Nesse processo, o CEMED incentiva o trabalho em equipe e a construção coletiva. Objetivos: Relatar a experiência na utilização do weblog e das redes sociais como ferramentas de divulgação de informações imparciais de qualidade sobre saúde e medicamentos, a fim de contribuir para a tradução do conhecimento científico como fundamento para a promoção do uso correto de medicamentos. Relata-se ainda a experiência de formação dos alunos de Farmácia na leitura crítica e compreensão de evidências científicas visando à produção de informações cientificamente embasadas. Descrição: A atividade inicia-se com consulta sistemática e periódica de uma lista de fontes de informação previamente elaborada. Em reuniões semanais são discutidos os resultados dessa consulta e selecionados temas que serão abordados nos textos para publicação no blog e veiculação nas redes sociais (Facebook© e Ebah©). Os temas abordados são relacionados à eficácia e segurança na utilização de medicamentos, às práticas em saúde, ao SUS e à educação em Farmácia. Os textos são submetidos à revisão coletiva e uma vez concluída cabe ao aluno autor do texto publicá-lo no weblog e divulgá-lo nas redes sociais. Resultados: Desde sua criação em fevereiro de 2012, o Blog do CEMED divulgou 138 textos que, em conjunto, obtiveram mais de 50 mil acessos originados de 75 países dos cinco continentes. Entre os países que mais acessam o conteúdo estão o Brasil (45033 acessos), Portugal (1100), os Estados Unidos (685 acessos) e a Argentina (190). Dos acessos totais mais de 17mil foram realizados a partir do Facebook© e outros 11.314 se deram a partir de buscadores como Google Search, Ask.com e Search Babylon. Somente no blog, já foram recebidos e respondidos mais de 180 comentários. Presente no Facebook© por meio de um perfil institucional e uma fanpage desde 2011, o CEMED possui atualmente 1.446 amigos em seu perfil e 733 curtidas em sua fanpage. Neles foram divulgadas além dos textos produzidos para o blog, notícias relacionadas ao SUS, alertas da Organização Mundial de Saúde e de agências reguladoras como a Anvisa. O alcance médio das publicações na fanpage em outubro de 2013 foi de 142 pessoas/publicação. No Ebah© se somam 57 amigos, 20 arquivos publicados, 7.334 visitas e 510 downloads do material disponibilizado pelo CEMED.

A produção de informação de qualidade e imparcial consiste em uma importante ferramenta para a promoção do uso correto de medicamentos e está intimamente relacionada à formação de profissionais de saúde capazes de traduzir a evidência científica em informação acessível e compreensível para profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Principal

Raissa Carolina Fonseca Cândido

A prática foi aplicada em

Belo Horizonte

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Raissa Carolina Fonseca Cândido

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar de escolares com necessidades especiais
Paraíba
Práticas
Educação em gênero no SUS e a proteção integral à mulher em situação de violência na atenção primária
Paraíba
Práticas
Era uma vez, apresentando uma história de cuidado e amor – a importância da educação vacinal desde o berço
Paraíba