Olá,

Visitante

O Tratamento de Dores Músculo-Esqueléticas, Sem Uso de Medicamentos, pela Prática do Lian Gong na Comunidade do Leandrinho em Dias Dávila – Ba.

ObjetivosA prática do Lian Gong procura trazer eficácia e eficiência ao sistema da AB: Eficácia no que diz respeito a redução das queixas de dores músculo-esquéleticas. Eficiência com o atendimento de vários usuários numa mesma sessão, com redução de medicameMetodologiaAs sessões de Lian Gong acontecem duas vezes por semana. O grupo é de aproximadamente vinte e cinco frequentadores assíduos, há controle de frequência e está aberto a todos os usuários da USF. O controle dos resultados são dados por testemunhos dos usuários. Nos reunimos debaixo de uma árvora frondosa (Jambolão), na área externa da USF. Iniciamos demonstrando os movimentos aos participantes com um fundo musical apropriado. Com o fim de emprestar maior solenidade às práticas, confeccionamos camisas temáticas. Após a prática, há o compartilhamento de experiências, testemunhos, orientações quanto à reeducação alimentar e postura. Uma vez por semana, faz-se a auriculoterapia. Para garantir a continuidade, foi matriciada a técnica de enfermagem..

No atendimento na USF Leandrinho, comunidade rural do município de Dias Dávila, pude observar um número considerável de usuários queixosos de dores músculo-esqueléticas (lombalgias, ombralgias, gonalgias, cervicalgias etc). O tratamento convencional com o uso de medicamentos e sessões de fisioterapia não apresentava resultados satisfatórios, retornando o usuário à USF, com desperdício de tempo e recursos. Assim, passei a pesquisar um tratamento que pudesse contemplar o maior número de usuários e que não trouxesse custos adicionais à gestão e ao paciente.

A implementação do Lian Gong está sendo muito satisfatória. Temos um grupo de praticantes assíduos que experimentam um ganho formidável em sua qualidade de vida. As atividades com o grupo tem fortalecido o vínculo entre a equipe de saúde e os usuários. Tomamos o cuidado de multiplicar o conhecimento, treinamos a técnica de enfermagem para que o Lian Gong seja praticado inclusive em minha ausência. Estamos também implementando esta prática na comunidade rural Jardim Futurama já com algum êxito.

Principal

Beatriz Preissler Vieira

A prática foi aplicada em

Bahia

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Dias d'Ávila

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

10 nov 2017

e atualizada em

22 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
A microrregulação como estratégia de qualificação do acesso ao serviço de nutrição na Estratégia Saúde da Família (ESF)
Bahia
Práticas
Benefícios das práticas integrativas e complementares no apoio da atenção à saúde do idoso – programa Valorização da Melhor Idade
Alagoas
Práticas
O cuidado da saúde nos terreiros de religiões de matriz africana, do Vale do Rio do Sinos, pelo uso de plantas medicinais e litúrgicas: um patrimônio cultural e natural
Rio Grande do Sul
Práticas
Benefícios da aromaterapia na redução da medicalização no tratamento da hipertensão
Espírito Santo
Práticas
Benefícios da terapia floral para o equilíbrio de questões emocionais
Bahia
Práticas
Retomada da Prática de Yoga Como Forma de Promoção À Saúde Após o Advento da Vacinação para Covid 19
Santa Catarina
Práticas
Práticas Integrativas Como Estratégia de Ressignificação do Cuidado em Saúde
Amazonas
Práticas
Práticas Integrativas e Complementares Como Forma de Cuidado Aos Profissionais da Saúde no Município de Natividade
Rio de Janeiro