- Participação e Controle Social
NEURISMAR DE OLIVEIRA
- 02 out 2024
Amazonas
Este projeto aborda a importância da Terapia Assistida por Animais (TAA) notratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos doneurodesenvolvimento. Tem como intuito promover um tratamento que busca estimular odesenvolvimento físico, afetivo e psicológico através da interação com os animais e tambémreforçar os comportamentos já adquiridos pelas crianças. Após acolhimento da criança no serviço e observação de seu quadro clinico, sendo identificadodificuldades de interação ou estabelecimento de vinculo terapeutico com o profissional, a inserção damesma é feita nos grupos de acordo com faixa etária. Ademais, realizado primeiro contato com bichos depelúcia, com objetivo de familiarização com semelhante. Após visualizar aprovação/aceitaçãio quanto aocontato com textura tipica dos animais, a criança/familiar é convidada a participar dos encontros com osanimais. Durante terapia assistida a criança é estimulada a interagir com toques e brincadeiras queenvolvam o animal.Os animais escolhidos para participar da terapia devem possuir temperamento dócil, deverá ter sidoadestrado e possuir convívio sadio com crianças.O porte dos animais a principio será de pequeno, podendo ao longo do processo de evolução daterapia ter a presença de animais de grande porte.
Objetivo Geral: Ofertar a experiência de interação dos usuários com animais, visandodesenvolver habilidades comportamentais e cognitivas.Objetivo especificos: Estabelecer o vínculo afetivo entre os cães e os pacientes emacompanhamento no serviço
O processo de elaboração de projeto terapeutico singular representa a importancia decompreendermos a individualidade do sujeito. Sendo assim, as observações do quadro clinico e aperformance individual do sujeito diante do contexto social e fisiologico manifesta a necessidade deadequar terapias que atendam a demanda do usuário. A TAA é uma ferramenta que auxilia nainteração universal do sujeito diante de suas dificuldades. Segundo Kellen Oliveira (presidente daComissão de Bem-Estar Animal do Conselho Federal de Medicina Veterinária) a TerapiaAssistida por Animais é uma intervenção direcionada, individualizada, com critériosespecíficos e avaliação de resultados, que objetiva a melhora da função física, social,emocional e/ou cognitiva de pacientes ou de grupos.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO