Com a finalidade de se pensar ações de atenção e assistência à infância e juventude no âmbito da saúde mental criou-se em janeiro de 2011 um centro de referência multidisciplinar através do Serviço de Atenção à Infância e Juventude (SAIJ) , composto por: duas psicólogas, uma assistente social, uma fonoaudióloga, uma fisioterapeuta e uma terapeuta ocupacional. As ações de caráter coletivo intencionaram primeiramente estabelecer um diálogo na rede municipal com todos os outros dispositivos que atendiam esse público, potencializando a rede. O SAIJ foi criado através de um termo de ajustamento de conduta (TAC) em função do fechamento do Hospital Estadual Teixeira Brandão, Carmo (RJ) .Funciona de segunda a sexta em horário integral. Os profissionais trabalham diretamente em atendimentos grupais com no máximo oito participantes. Os atendimentos individuais são realizados mediante necessidade e conforme decisão da equipe técnica após estudo do caso.
Com o olhar multiprofissional atento à saúde mental, acolhe crianças e adolescentes com as mais diversas demandas de sofrimentos físico, psíquico e emocional referenciados pela rede de atenção socioassistencial municipal. Vitimas de violência, adolescentes infratores, uso de álcool e outras drogas, hipóteses diagnósticas de doenças psíquicas, questões comportamentais a serem observadas, dentre as mais diversas demandas apresentadas por esse público.
O serviço possibilita envolver as famílias e todos os setores da comunidade na responsabilização, prevenção, cuidado e até mesmo nos limites de recursos frente as ações e soluções encontradas para o público infantojuvenil. É possível pensar em estratégias de atenção ao usuário tendo em vista toda a rede na qual o indivíduo está inserido.
Avenida Mario Mesquita, 266 - Centro, Carmo - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO