Olá,

Visitante

O Processo de Conversão da Atenção Primária do Distrito Federal – Converte

Implantação da ESF no DF em todos os territórios, independente de estratificação social, priorizando cobertura nas áreas de maior vulnerabilidade social. • Regiões com maior vulnerabilidade devem alcançar índices iguais ou superiores a 100%.Aos profissionais de saúde que atuavam na APS no modelo tradicional, foi concedida a opção por compor equipe de saúde da família no novo modelo. A Portaria nº 78/17 permitiu que estes profissionais compusessem equipes de transição, mediante capacitação e cumprimento de requisitos para compor equipes de saúde da família, com mudança de especialidade de atuação na SES dos médicos para Medicina de Família e Comunidade (MFC). Além disso, a SES admitiu, no período de 2015 até 2018, novos 161 médicos de família e comunidade aprovados em concurso.

O DF está passando por uma reforma sanitária amparada no Projeto Brasília Saudável. Para iniciar o processo de reestruturação do sistema de saúde, a SES estabeleceu, por meio da Portaria 77, de 14/02/17, a Política de Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal, fundamentada na Estratégia Saúde da Família (ESF). Mais recentemente, a Lei nº 6133/18, estabelece a ESF como modelo de APS do DF.

A organização do cronograma e agenda de trabalho da equipe é fundamental para o processo de fortalecimento da ESF, buscando proporcionar um ingresso oportuno da população no sistema de saúde com equidade. Para que o fortalecimento da APS permita que a mudança seja sustentável e definitiva, alguns desafios ainda precisam ser alcançados, como fixação e qualificação do profissional nas equipes, criação de cenários de ensino e infraestrutura.

Principal

Alexandra Gouveia de Oliveira Miranda Moura

sesdfespecial@gmail.com

A prática foi aplicada em

Brasília

Distrito Federal

Centro-Oeste

Instituição

SMPW Quadra 4 Conjunto 5 Lote 5 Casa D ParkWay

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Alexandra Gouveia de Oliveira Miranda Moura

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

03 nov 2020

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto Saúde Itinerante
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto de Saúde Bucal Alto do São José Cantagalo-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto Terapêutico Singular para Paciente com obesidade Mórbida: Um Relato de Experiência.
Paraíba
Práticas
Sistema de Informação ESUS+ Como Ferramenta de Gestão e Gerenciamento das Ações em Saúde no Município de Queimadas-Pb
Paraíba
Práticas
Criação de Um Grupo para Pessoas com Dor Crônica, uma Abordagem Terapêutica e Social: Um Relato de Experiência na Ubs Vila Marchi.
São Paulo
Práticas
Educação em Saúde Como Ferramenta de Controlee Prevenção da Leishmaniose
Amazonas
Práticas
Implantação de uma Ferramenta: Busca Ativa em Mulheres com Lesões Precursoras de Câncer de Colo Uterino no Município de Nova Iguaçu
Tocantins
Práticas
Promoção de Reuniões Trimestrais de Equipes de Saúde da Família, Gestão da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica em Bom JeSUS de Goiás
Goiás
Práticas
A importância do controle social nas políticas sobre drogas
Ceará
Práticas
Agenda odontológica, Um Instrumento para organizar o Acesso em Saúde Bucal no Município de Pereira Barreto.
São Paulo