Olá,

Visitante

O Processo de Conversão da Atenção Primária do Distrito Federal – Converte

Implantação da ESF no DF em todos os territórios, independente de estratificação social, priorizando cobertura nas áreas de maior vulnerabilidade social. • Regiões com maior vulnerabilidade devem alcançar índices iguais ou superiores a 100%.Aos profissionais de saúde que atuavam na APS no modelo tradicional, foi concedida a opção por compor equipe de saúde da família no novo modelo. A Portaria nº 78/17 permitiu que estes profissionais compusessem equipes de transição, mediante capacitação e cumprimento de requisitos para compor equipes de saúde da família, com mudança de especialidade de atuação na SES dos médicos para Medicina de Família e Comunidade (MFC). Além disso, a SES admitiu, no período de 2015 até 2018, novos 161 médicos de família e comunidade aprovados em concurso.

O DF está passando por uma reforma sanitária amparada no Projeto Brasília Saudável. Para iniciar o processo de reestruturação do sistema de saúde, a SES estabeleceu, por meio da Portaria 77, de 14/02/17, a Política de Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal, fundamentada na Estratégia Saúde da Família (ESF). Mais recentemente, a Lei nº 6133/18, estabelece a ESF como modelo de APS do DF.

A organização do cronograma e agenda de trabalho da equipe é fundamental para o processo de fortalecimento da ESF, buscando proporcionar um ingresso oportuno da população no sistema de saúde com equidade. Para que o fortalecimento da APS permita que a mudança seja sustentável e definitiva, alguns desafios ainda precisam ser alcançados, como fixação e qualificação do profissional nas equipes, criação de cenários de ensino e infraestrutura.

Principal

Alexandra Gouveia de Oliveira Miranda Moura

sesdfespecial@gmail.com

A prática foi aplicada em

Brasília

Distrito Federal

Centro-Oeste

Instituição

SMPW Quadra 4 Conjunto 5 Lote 5 Casa D ParkWay

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Alexandra Gouveia de Oliveira Miranda Moura

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

03 nov 2020

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Saúde Mental na Atenção Básica – uma Estratégia de Ampliação de Acesso e Qualidade no Atendimento.
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação do grupo de tabagismo em uma unidade básica de saúde no município de Joaquim Nabuco (PE)
Pernambuco
Práticas
Grupo de Apoio À Aprendizagem, Prática Inovadora, com Impacto Direto na Relação Social, Familiar e Educacional Junto a Crianças de 9 a 11 Anos da Rede de Ensino de Niterói.
Rio de Janeiro
Práticas
Políticas Sociais Inclusivas e Seu Impacto na Saúde da População de Niterói: os 25 Anos do Programa Médico de Família em Niterói.
Rio de Janeiro
Práticas
Assistência humanizada às gestantes no hospital e maternidade Zulmira Sedrin de Aguiar no município de Cedro (CE)
Ceará
Práticas
Projeto Geração Saúde – Combatendo a obesidade
Paraíba
Práticas
Grupo da Paz: Desenvolvendo Equidade e a Cultura da Paz
Santa Catarina
Práticas
Situação Vacinal do Adulto – Como a Busca Ativa Pode Auxiliar na Cobertura Vacinal e Conscientização da População. Relato de Experiência da Esf Sossego do Município de Schroeder/Sc
Santa Catarina
Práticas
Regulação do Acesso a Saúde Bucal: do Acolhimento À Especialidade.
Santa Catarina
Práticas
Um olhar Diferenciado Aos Portadores de Lúpus, Trabalhar o Problema com a Participação de Todos os Envolvidos, Receita de Sucesso.
Rio de Janeiro