- Promoção da Saúde
Bruno Henrique da Silva Ramos
- 18 nov 2024
FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA:Compartilhar a experiência do papel regulador do NASF no município de Piraquara, desde o início de sua implantação em 2015, até janeiro de 2017, a fim de apresentar a competência deste núcleo na coordenação do cuidado dentro da atenção básica, mais especificamente na avaliação das demandas de nutrição, fisioterapia e psicologia, anteriormente enviadas diretamente à atenção secundária.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS:No ano de 2015, os profissionais do NASF, em conjunto com os profissionais atuantes nas equipes da ESF, nos serviços da atenção secundária e na gestão, iniciaram a elaboração dos protocolos de atendimento e regulação das demandas de nutrição, fisioterapia e psicologia. Nesta etapa foi possível delinear fluxos de atendimento, classificação de prioridades e o escopo dos serviços.Anteriormente à implantação destes fluxos, foram realizadas atividades de educação continuada com as equipes, voltadas ao esclarecimento da atuação do NASF.Como eixo comum, toda a regulação das demandas citadas se inicia com a triagem de cada paciente encaminhado, no caso da fisioterapia e psicologia a triagem foi realizada pessoalmente pelo profissional do NASF. Quanto à nutrição, a triagem foi realizada por meio da avaliação do estado clínico do paciente, descrito na guia de encaminhamento.Por meio desta triagem, os pacientes eram encaminhados para as seguintes modalidades de acompanhamento: consulta individual ou atendimento em grupo com profissionais do NASF
A Atenção Primária à Saúde (APS) caracteriza-se como o contato inicial do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS). Dentro deste complexo panorama encontra-se o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), equipe multiprofissional especializada em apoiar as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) no escopo de suas ações. Dentre suas várias atribuições, o NASF tem papel regulador, objetivando qualificar os encaminhamentos relativos a seu núcleo de saber, ampliando a resolutividade dentro da atenção básica, articulando as linhas de cuidado para outros pontos de atenção, quando necessário, e promovendo, desta forma, qualidade e integralidade do atendimento.
O Nasf possui ferramentas eficientes no cuidado à saúde, potencializando a Atenção Básica na resolutividade dos casos acompanhados e fortalecendo o vínculo com os usuários. Em razão a este fortalecimento, muitas vezes dispensa-se a necessidade de encaminhamentos para outros serviços da rede de atenção à saúde. Além disso, a rapidez e maior agilidade nos atendimentos e acessos aos serviços de saúde aumenta a credibilidade no sistema e fornece novas alternativas de cuidado ao usuário.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO