Olá,

Visitante

O papel do programa Saúde na Escola na intersetorialidade da atenção aos escolares com deficiência auditiva

Utilizar o Programa Saúde na Escola como estratégia de fomentação de uma gestão coletiva das ações de saúde e educação, com apoio dos profissionais do serviço de referência em reabilitação auditiva, capacitar coordenadores das escolas municipais e estaduais e profissionais dos Núcleo de Apoio à Saúde da Família em saúde auditiva, para assim tornarem-se multiplicadores para professores e demais profissionais de saúde. Desta forma, contribuindo na suspeita ou identificação precoce da perda auditiva em escolares da Rede Municipal e Estadual de ensino, permitindo que o escolar identificado com deficiência tenha acesso aos dispositivos assistidos dispensados pelo SUS. Divulgar e fortalecer a Portaria no. 1.274, de 25 de junho de 2013 que inclui o Procedimento de Frequência Modulada (FM)Pessoal na tabela de OPM do SUS, o uso do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e/ou Implante Coclear (IC). Desde o início do referido trabalho, no ano de 2013, foram realizadas 4 capacitações para os profissionais da Rede Municipal e estadual de Ensino e 02 capacitações direcionados aos profissionais dos Nasfs.

A audição é um sentido fundamental para o desenvolvimento da fala e extremamente importante nos processos de alfabetização e aprendizagem e o Programa Saúde na Escola (PSE) vem contribuir para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e contribuir para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação. O Governo Federal, por meio do Plano Viver Sem Limite, tem como objetivo ampliar o acesso e qualificar o atendimento às pessoas com deficiência no SUS. Para tanto está sendo formatada, a partir da Portaria no.793 de 24 de abril de 2012, a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), a qual prevê uma série de estratégias como a ampliação da lista de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção (OPM). Esta portaria em seu artigo 13, que trata do componente Atenção Básica, coloca que é de fundamental importância o apoio e orientação por meio do programa Saúde na Escola, aos educadores, as famílias e à comunidade escolar, visando a adequação do ambiente às especificidades das pessoas com deficiência. Com base no censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE, 9,8 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, o que representa 5,2% da população brasileira.

No intuito de garantir o acesso da pessoa com deficiência aos dispositivos assistidos, estratégias como o trabalho integrado entre saúde e educação configura a responsabilidade no cuidado integral desse público. Assim, os municípios que trabalharem as diretrizes do PSE, em especial a linha de ação avaliação auditiva estarão contribuindo para a identificação precoce de deficiência auditiva. Como proposta de ampliação dessa ação intersetorial está a capacitação dos responsáveis pelo programa saúde na escola dos municípios da 7ª Região de Saúde. Reconhecendo a Educação e a Saúde como essenciais para a busca de uma melhor qualidade de vida e para a inclusão dos indivíduos em uma vida social produtiva, saudável e realizadora, tendo em vista que a perda auditiva deve ter seu diagnóstico e tratamento precoce, este trabalho foi desenvolvido, de caráter continuado, a fim de proporcionar a ampliação do acesso, a qualificação da atenção aos escolares com deficiência auditiva e a detecção de novos casos. Com isso, pretende-se favorecer ao aprendizado, a permanência e o sucesso do aluno na escola, facilitando a socialização em ambientes de convívio, como a escola, a partir da aquisição de equipamentos Sistema FM, o uso do AASI e/ou Implante Coclear.

Principal

Amanda Rodrigues Bertoldo

Coautores

Amanda Rodrigues Bertoldo

A prática foi aplicada em

Arapiraca

Alagoas

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Brasil, 1850 - Eldorado do Sul, RS, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Amanda Rodrigues Bertoldo

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

25 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo