- Participação e Controle Social
Maria Célia dos Santos, Adriana Maria de Morais
- 02 jun 2023
A ouvidoria tem um papel fundamental para representar os interesses dos usuários junto aos prestadores de serviço de saúde, ela foi criada para orientar e sugerir mudanças no tratamento dispensado, pelas, as unidades de saúde pública, filantrópicas e privadas. Com ela o usuário pode se manifesta e expressar as suas reivindicações, reclamações, denuncia elogios e sugestões. Promove um espaço propício ao acolhimento, tratamento e encaminhamento das manifestações da população aos gestores do Sistema Único de Saúde- SUS, discorrendo intercâmbio entre as instituições públicas e privadas, através das ouvidorias. Este estudo consiste em um relato de experiência do ouvidor da Nona Gerência Regional de Saúde, de Cajazeiras – PB, no período de junho a outubro de 2013.Objetivo: Relatar a experiência da implementação da ouvidoria, enquanto espaço dinâmico e democrático em uma gerencia regional de saúde.Justificativa: Buscando ampliar o acesso do usuário ao sistema de saúde, ampliando a capacidade de escuta e fortalecendo os processos de gestão democrática, a ouvidoria da 9ª gerência de saúde, foi criada em 2011, contudo a partir de junho de 2013, a partir de qualificações ofertadas pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba e Ministério da Saúde, o ouvidor vem desempenhando seu papel de forma articulada a Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS (participaSUS).Descrição Sucinta: Dentre os componentes da Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS (participaSUS), estão as ouvidorias do SUS, acolhida como meios eficientes de informações e escuta da população e como fonte direta de avaliação para pactuar com a gestão do SUS nas suas esferas de governo. Tendo uma atitude que ultrapassam a ação da mera escuta entre os seus espaços e sociedade, no suporte no diálogo, no afeto e na compreensão das ouvidorias populares. Descrição da Experiência: A Ouvidoria Geral do SUS-Doges, e o departamento de informações do DATA-SUS, elaborou o OuvidorSUS, um instrumento informativo que possibilita dados ao cidadão, registros e encaminhamentos das suas manifestações, além de permitir a troca de informações entre os gestores do SUS. A partir deste sistema houve a capacitação para os ouvidores que compõem as regionais de saúde, com esse fortalecimento, tivemos um aumento de demandas, cerca de 68% superior, ao que já tínhamos em registros. Uma das maiores dificuldades foi esclarecer aos usuários as diferenças entre denuncia, solicitação, reclamação entre outros. Como ouvidor tenho o papel de ouvir, escuta e orientar, esclarecer e explicar como realmente funcionar a ouvidoria do SUS, além de repassar todas as demandas para os setores responsáveis, para soluções dos casos. Considero o sistema OuvdorSUS, um avanço para as ouvidorias que só vem somando cada vez mais. Considerações finais: A ouvidoria da Nona Gerencia Regional de Saúde, cumpri com a sua missão, favorecendo o fortalecimento de um elo de gestão participativa, à medida que beneficia os atores sociais, fortalecendo os processos de gestão democrática no SUS.
A Ouvidoria Geral do SUS-Doges, e o departamento de informações do DATA-SUS, elaborou o OuvidorSUS, um instrumento informativo que possibilita dados ao cidadão, registros e encaminhamentos das suas manifestações, além de permitir a troca de informações entre os gestores do SUS. A partir deste sistema houve a capacitação para os ouvidores que compõem as regionais de saúde, com esse fortalecimento, tivemos um aumento de demandas, cerca de 68% superior, ao que já tínhamos em registros. Uma das maiores dificuldades foi esclarecer aos usuários as diferenças entre denuncia, solicitação, reclamação entre outros. Como ouvidor tenho o papel de ouvir, escuta e orientar, esclarecer e explicar como realmente funcionar a ouvidoria do SUS, além de repassar todas as demandas para os setores responsáveis, para soluções dos casos. Considero o sistema OuvidorSUS, um avanço para as ouvidorias que só vem somando cada vez mais.
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