O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. Atualmente pessoas com TEA são atendidos pela Atenção Especializada da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. o Município de Tanguá após identificar a demanda de crianças autistas e suas famílias , sua procura de médico neurologista e terapias e também através da demanda da secretaria de educação implantou em abril de 2022 a Clínica-Escola do Autista de Tanguá que é a concretização da criação de um centro integrado de Saúde e Educação para pessoas com autismo. Na busca da efetivação da lei federal 12.764/2012.A iniciativa é um espaço voltado exclusivamente para o cuidado integral à pessoa com TEA e seus familiares, possibilitando, o desenvolvimento da cidadania e inclusão social de forma justa e igualitária, como pactuado na Constituição Federal nos artigos 5º e 6º e o artigo 4º da Lei Federal 13.146/2015 Lei Brasileira de Inclusão. A equipe multidisciplinar conta com 14 profissionais de saúde: 01 neurologista, 01 nutricionista, 04 psicólogos clínicos, 01 neuropsicóloga, 01 fisioterapeuta, 02 fonoaudiólogas,
01 terapeuta ABA, 01 assistente social, atuando de forma colaborativa e interdisciplinar dentro de suas atribuições específicas.
Seus principais objetivos são : O Atendimentos a Crianças cm TEA e suas famílias;
o Desenvolvimento da cidadania e inclusão social de forma justa e igualitária;
Após o acolhimento inicial os alunos/pacientes passam por avaliação da neurologia em que são analisados caso a
caso e direcionados para os encaminhamentos necessários. Recebem orientações da Equipe de nutrição sobre a prática de uma alimentação balanceada e hábitos alimentares saudáveis, além do acompanhamento das situações de seletividade alimentar.
A equipe de psicologia tem um papel fundamental no dia-a-dia da Clínica-Escola, atuando com atendimentos individuais e grupos terapêuticos. Com alunos pacientes com perfil de idade de pré-adolescente e adolescente e com os pais e responsáveis além de reuniões periódicas de formação e estudos de caso e supervisão clínica.
Há ainda um trabalho voltado para acolhimento e orientação familiar realizado pelo serviço social através de intervenções sociais e interlocuções com a rede intersetorial de serviços.
Contamos também com aprimoramento das habilidades motoras dos alunos pacientes realizado pela fisioterapeuta e além do acompanhamento dos distúrbios da comunicação pela fonoaudiologia.
Oficinas sensoriais que visam o desenvolvimento comportamental e a estimulação sensorial com objetivo de promover a aprendizagem e a autonomia dos alunos-pacientes.
A parceria com a educação oferece os atendimentos de estimulação cognitiva e acompanhamento pedagógico ( 4 professoras) bem como 2 profissionais de educação física. temos também a parceria com o Projeto Orquestra que Transforma, projeto municipal que na musicalização dessas crianças.
A falta de um local onde as mães pudessem ter atendimento integral aos seus filhos, onde pudessem ser acolhidos e acompanhados possibilitando o desenvolvimento de suas habilidades moveu a gestão a criar a clínica escola.
Semestralmente são elaborados por todos os profissionais de saúde relatórios descritivos de acompanhamento dos pacientes e reuniões de equipes periódicas para alinhamento de ações e discussões de casos.
Já passaram pela clínica cerca de 467 alunos pacientes para acolhimento inicial. Hoje 126 estão em atendimento terapêutico e/ou pedagógico.
Famílias sao acolhidas e cuidadas, aprendem cada vez mais que o autismo é uma condição e não uma doença e que diagnóstico não é sentença.
R. Ver. Manoel Macedo, 1040 - Hararas da Peniche, Tanguá - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO