Olá,

Visitante

o Impacto da Telemedicina e Seu Sistema na Saúde Pública em uma Policlínica na Serra de Ibiapaba: um Relato de Experiência

A Telemedicina é uma tecnologia que começa a ser utilizada também no Brasil, mostrando-se de boa aceitabilidade. o desempenho de sistemas de saúde depende diretamente do tempo dos profissionais, e as dificuldades da flexibilidade e capacidade para desempenhar suas funções em tempo pré-estabelecidos. Então a acessibilidade do mundo digital proporciona a agilidade no processo pela utilização de um meio que promova maior transigência de tempo e espaço.

Demonstrar experiência na implantação e na viabilidade de um sistema de telemedicina na agilidade do tempo de laudo. o estudo foi realizado na Policlínica Dr. Francisco Edvaldo Coelho Moita, no município de Tiangua-CE. A população em estudo se deu por registros nos sistema de dados clínicos, em um sistema chamado de Netpacs. Assim analisou-se a agilidade e o custo beneficio com seu impacto do telediagnostico e da perspectiva do Atendimento na melhoria no tempo de exames laudados. Para a coleta de dados, após a autorização da diretoria da Policlínica em estudo através da assinatura do termo de Fiel Depositário. Os itens a serem avaliados foram: aspectos de avaliação da tabulação dos dados onde ocorreram por meio de uma planilha eletrônica no Programa Excel, da Microsoft Windows versão 2010 e, em seguida, serão apresentados na forma de tabelas.

Os exames de Raio-x, Tomografia, e ECG na unidade tinham um prazo de 7 dias para laudos no ano de 2017. No ano de 2018 tivemos prazo de 72 hs ou seja reduzimos em 40% o tempo de entrega dos laudos e no primeiro trimestre de 2019 reduzimos para um tempo de 48hs com a mesma qualidade. Ressaltando que o impacto não só na agilidade dos laudos, mais também na redução de filas de espera, redução de custos e agilidade no tratamento de portadores de CA e de pacientes com patologias graves.A aplicação da telemedicina voltada para laudos contribuiu para o fortalecimento da relação entre Policlínicas, Centrais de Marcação e Clientes, o que permitiu maximizar o tempo dos profissionais e sua produtividade, melhorar a qualidade, aumentar o acesso e a equidade e reduzir os custos.

Principal

Jose Kennedy Oliveira Pimentel

kennedypimentel2017@gmail.com

Coautores

Ari De Oliveira De Vasconcelos Filho, Anna Jessica Carvalho Sousa, Kamyla De Arruda Pedrosa, Iraneide Martins De Lima,

A prática foi aplicada em

Tianguá

Ceará

Nordeste

Instituição

Rua Dos Tabajaras, 268

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Allana Karen Santos Serra

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal