A telemedicina é uma tecnologia que começa a ser utilizada também no Brasil, mostrando-se de boa aceitabilidade. O desempenho de sistemas de saúde depende diretamente do tempo dos profissionais e as dificuldades da flexibilidade e capacidade para desempenhar suas funções em tempo preestabelecidos. Então, a acessibilidade do mundo digital proporciona a agilidade no processo pela utilização de um meio que promove maior transigência de tempo e espaço.
Demonstrar experiência na implantação e na viabilidade de um sistema de telemedicina na agilidade do tempo de laudo. O estudo foi realizado na policlínica Dr. Francisco Edvaldo Coelho Moita, no município de Tianguá (CE). A população em estudo se deu por registros nos sistema de dados clínicos, em um sistema chamado de Netpacs. Assim, analisou-se a agilidade e o custo beneficio com seu impacto do telediagnóstico e da perspectiva do atendimento na melhoria do tempo de exames laudados. Para a coleta de dados, após a autorização da diretoria da policlínica em estudo através da assinatura do termo de fiel depositário. Os itens a serem avaliados foram: aspectos de avaliação da tabulação dos dados onde ocorreram por meio de uma planilha eletrônica no programa Excel, da Microsoft Windows versão 2010 e, em seguida, serão apresentados na forma de tabelas.
Os exames de raio-x, tomografia e ECG na unidade tinham um prazo de 7 dias para laudos no ano de 2017. No ano de 2018, tivemos prazo de 72h, ou seja, reduzimos em 40% o tempo de entrega dos laudos e no primeiro trimestre de 2019 reduzimos para um tempo de 48h com a mesma qualidade. Ressaltando que o impacto não é só na agilidade dos laudos, mas também na redução de filas de espera, redução de custos e agilidade no tratamento de portadores de CA e de pacientes com patologias graves. A aplicação da telemedicina voltada para laudos contribuiu para o fortalecimento da relação entre policlínicas, centrais de marcação e clientes, o que permitiu maximizar o tempo dos profissionais e sua produtividade, melhorar a qualidade, aumentar o acesso, a equidade e reduzir os custos.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO