No Brasil, atualmente, são cadastrados, quase um milhão de pescadores artesanais. Que executam suas funções se expondo a sérios riscos ocupacionais. A ausência de informação somado a necessidade de trabalhar poderá causar danos irreversíveis à saúde desses profissionais. Nosso projeto aborda os impactos negativos que a pesca poderá trazer a saúde bucal no município de Arraial do Cabo-RJ. Com anos de atividades, somado, as várias horas de trabalho diárias, os pescadores acabam sendo expostos a diversos problemas de saúde, como: Pressão alta, estresse, acidentes de trabalho, exposição excessiva a radiação solar sem proteção podendo evoluir para câncer bucal, o uso de tabaco e do álcool também influenciam nas alterações de saúde. Por isso, são essenciais as ações governamentais na área de saúde, que busquem trazer melhorias na qualidade de vida do indivíduo e diminuição de urgências, emergências.
O projeto visa trazer aos pescadores artesanais do município de Arraial do Cabo, instruções sobre a prevenção de doenças
bucais, principalmente do câncer. A meta é diminuir o quantitativo de pacientes com patologias orais, por meio da prevenção através de ações e palestras. Um item muito importante nesse processo é a conscientização sobre a importância do uso de equipamentos de proteção, protetor solar, roupas protetoras e chapéus.
O que nos motivou a iniciar o projeto, foram os casos de queilite actinica, que foram diagnosticados nas estratégias de saúde da família (ESFs) e no centro de especialidades odontológica (CEO). Trata-se de uma lesão potencialmente maligna, que quando não tratada, poderá evoluir para um carcinoma de células escamosas.
É o principal fator predisponente, é a exposição a radiação ultravioleta, sem a proteção adequada. E os pescadores, são os mais afetados. Afinal, passam muitas horas no mar, e em grande maioria, desconhecem os itens necessários para uma proteção efetiva.
O projeto tem trazido grandes conquistas aos usuários, eles têm sido beneficiados com palestras de orientação de higiene bucal, kits de escovação e atendimentos individuais. Essas ações estão sendo de grande impacto, visto que levamos informação até o local de trabalho dos pescadores e não esperamos os mesmos buscar esse serviço.
Porém, almejamos expandir o projeto para toda família do pescador, assim melhorando a qualidade de vida de todos da residência. Dentro das unidades de saúde, o número de restauração por mês sempre supera o número das extrações dentais. Isso por mês mostra que o projeto está trazendo a valorização do tratamento odontológico do usuário.
Em primeiro lugar, vale salientar, que este projeto, tem como objetivo alcançar um público que muitas vezes é esquecido. Atuamos para proporcionar saúde e qualidade de vida.
Se faz necessário uma comunicação ampla entre atenção primária e o serviço especializado. Os cirurgiões-dentistas atuantes na ponta devem ser capacitados para diagnosticar uma lesão potencialmente maligna e encaminhar o paciente para o serviço de estomatologia/biopsia, quanto antes o diagnostico for concluído maiores são as chances de sobrevida.
É necessário um engajamento de toda a equipe para que a informação seja levada de forma clara e sucinta, utilizamos de alguns artifícios para atrair a atenção desse grupo ocupacional, como: kits de higiene oral, coffee break, consultas agendadas rapidamente.
Rua Washington Luís - Centro, Arraial do Cabo - RJ, 28930-000, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO