O grupo de trabalho intersetorial municipal como disparador de políticas intersetoriais para o Programa Saúde na Escola

A portaria interministerial nº 1050 de 25/07/2017 aponta para a articulação entre as secretarias de Educação e Saúde para a execução do Programa Saúde na Escola (PSE), entretanto segundo a realidade local de grande vulnerabilidade social, incluímos a Secretaria Municipal de Assistência Social no desenvolvimento do PSE, na perspectiva de formar uma rede de acesso e cuidado ainda mais resolutiva para os alunos da rede municipal. A composição do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM) foi um dispositivo encontrado para desenhar essa nova articulação que se formava com o objetivo de desenvolver as ações intersetoriais do Programa Saúde na Escola (PSE) no território, incentivando o Apoio Matricial na atenção às crianças e adolescentes da rede educacional do município. No primeiro momento foi levantado os alunos que não tinham Cartão SUS. Esse documento passou a ser obrigatório para a realização da matrícula nas escolas. Em seguida foi feita a leitura dos territórios de atuação a partir dos diversos olhares de cada setor, buscando a convergência desses, para a pactuação de ações comuns que foram julgadas prioritárias. Na oficina de formação dos facilitadores do PSE foi desenvolvido o planejamento intersetorial para cada território, com assinatura do termo de compromisso de cada membro da equipe.

Como fomentar o trabalho intersetorial para que ele seja efetivo nas ações do PSE através do Grupo de trabalho Intersetorial Municipal (GTIM).

Nossa recomendação gira entorno de fóruns de avaliação e exposição de experiências exitosas para estreitarmos os vínculos entre os profissionais dos territórios adjacentes, para trocarmos experiências e refletimos sobre novas estratégias de ação. Também recomendamos a criação de um colegiado gestor do PSE para cada território com a participação de representantes da gestão da saúde, educação, representante do Cras, da direção das escolas, do corpo docente e do corpo discente, permitindo maior espaço de escuta e ação para os alunos que são o público-alvo da estratégia do programa saúde na escola.

Principal

Gilson Luiz de Andrade, Camilla Maia Franco

goncalvesmonicav@gmail.com

Coautores

Gilson Luiz de Andrade, Camilla Maia Franco

A prática foi aplicada em

Maricá

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretarias Municipais de Saúde e Educação

Av. Roberto Silveira, 46/3 - Camburi, Maricá - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Gilson Luiz de Andrade, Camilla Maia Franco

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

15 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

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