- Saúde Mental e Atenção Psicossocial
Elaine Cristina Fontes
- 25 out 2024
O 1º Encontro Regional de Saúde Mental e Atenção Básica realizou-se em Machadinho D’ Oeste (RO), em 2018, com a parceria do Ministério Público Estadual e Secretaria de Estado da Saúde. Públicos alvos foram os profissionais da (AB) Atenção Básica, (CAPS) Centros de Atenção Psicossocial, participação da comunidade e Conselho Municipal de Saúde, dos municípios pertencentes a 4º Regional de Saúde da região do Vale do Jamari. A motivação para a realização do encontro deu-se da necessidade da organização do acesso pelo nível de complexidade das necessidades individuais dos usuários, a fim de conferirmos a integralidade equitativa da (RAPS) Rede de Atenção Psicossocial. O encontro foi planejado para servir de dispositivo de contato, discussões integradas e integração de iniciativas. Após o evento, observou-se um estreitamento da RAPS, promovendo integração e resolutividade no atendimento em saúde mental.
Fortalecer as ações da RAPS no eixo da AB na região do Vale do Jamari-RO, através da elaboração de propostas de melhorias no acesso e fluxo da rede, confrontando peculiaridades dos perfis locais, mediante a realização de encontros programáticos em saúde. O 1º Encontro Regional de Saúde Mental e Atenção Básica contou com a presença de 6 (seis) municípios circunvizinhos. Foram realizadas diversas palestras, no intuito de apontar a formação da Rede de Atenção Psicossocial e o indicador de matriciamento sistemático do (CAPS) Centro de Atenção Psicossocial. Temas estes explanados pelos profissionais da Coordenação Estadual e Regional de Saúde do Estado de Rondônia. Em seguida, a composição de mesas redondas e grupos mediadores, no intuito de confrontar as peculiaridades dos perfis locais dos municípios da região, através da aplicação da matriz swot (FOFA) força, oportunidades, fraquezas e ameaças. Em seguida, foram levantadas propostas de melhorias no acesso e fluxo da RAPS.
Após a realização do encontro, foi possível observar uma maior sensibilização por parte dos participantes quanto ao acesso e fluxos da RAPS entre as diversas esferas que o compõem, ocorrendo uma diminuição significativa de encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde para Unidade do CAPS deste município, sendo que a relação de estreitamento (matriciamento) se tornou frequente entre as equipes, que rotineiramente vem realizando os atendimentos iniciais na UBS. Proposição de encontros anuais com a temática saúde mental nos municípios da região do Vale do Jamari, ficando estabelecido o II Encontro Regional de Saúde Mental em 2019 na cidade de Buritis (RO). Realização de protocolo para os atendimentos do CAPS a nível Regional. A realização pioneira deste evento proporcionou a esta municipalidade, bem como, aos demais participantes, a possibilidade dos debates como ferramenta de transformação da rede de atenção psicossocial. Através desse encontro, com iniciativa municipal, do Ministério Público e Secretaria de Estado da Saúde, conseguiu-se superar lacunas assistenciais e organizacionais através da articulação e integração entre os pontos de atenção da RAPS.
Rua Eli Vieira de Freitas, 3314 - Porto Feliz, Machadinho - RO
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO