Olá,

Visitante

O Desenvolvimento de Ações de ouvidoria Ativa na Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes Como Instrumento de Gestão Participativa

. No final do ano de 2011 passamos a trabalhar com o conceito de OUVIDORIA ATIVA desenvolvendo um contato mais dinâmico da Ouvidoria com os usuários do SUS, que têm sido estimulados a participar da gestão da saúde realizando avaliações periódicas dos serviços, trabalhando a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade dos serviços prestados, através de um trabalho de promoção de estratégias mais eficazes de escuta, não apenas pelos canais de acesso (telefone/ internet / atendimento presencial), mas realizando de forma itinerante a verificação das expectativas dos cidadãos em cada serviço de saúde e discutindo com os profissionais as alternativas de resolução das dificuldades apresentadas pela comunidade. Assim, essas atividades tem se efetivado por duas intervenções: a implementação das caixas de sugestão em todas as unidades de saúde do município, e a Participação da equipe da Ouvidoria nos eventos do Projeto Prefeitura com Você que leva a prestação de diversos serviços públicos para as comunidades. Para o desenvolvimento destas intervenções estabelecemos parcerias com a Gerência de Políticas Estratégicas e Promoção da Saúde- Coordenação da Política de Acolhimento em Saúde. Nesses dois anos do projeto de Ouvidoria ativa foram realizadas 125 reuniões com as unidades de saúde, para avaliação e discussão das demandas da população, bem como a participação da Ouvidoria em 30 eventos do Projeto PREFEITURA COM VOCÊ . Estas intervenções tiveram o objetivo de facilitar o acesso da população ao serviço da ouvidoria ampliando a interlocução com a gestão da saúde por meio de: Visitas agendadas as unidades de saúde com participação nas reuniões administrativas, para abertura das caixas de sugestão Elaboração de Relatórios de cada reunião, posteriormente encaminhados aos gestores regionais e áreas técnicas afins Atendimento ao cidadão, com o registro das demandas no Sistema OuvidorSUS durante o evento de rua Prefeitura com Você Divulgação do trabalho da Ouvidoria (Informações à população sobre o papel da Ouvidoria e distribuição de material informativo). Nesse período observamos um aumento significativo na procura da população pelo serviço da Ouvidoria que contava com o registro de 259 manifestações (2010) passando para 779 no final de 2012. As demandas das Caixas de sugestão totalizaram 3733 manifestações destacando o interesse e participação da comunidade na realidade das unidades de saúde.

A Ouvidoria do SUS é um canal democrático e direto de comunicação do cidadão com a gestão pública da saúde, funcionando em Jaboatão dos Guararapes desde 2008, teve sua atividade regulamentada pela Portaria número 024 de 14 de Setembro de 2010. A partir de 2011 teve o atendimento descentralizado para sete (07) regionais administrativas, com a função principal de acolher as manifestações dos cidadãos para efetuar os encaminhamentos necessários, na tentativa de propiciar uma resolução adequada aos problemas

Principal

Luciana Fabricio de Oliveira Araújo

A prática foi aplicada em

Olinda

Pernambuco

Nordeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Luciana Fabricio de Oliveira Araújo

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Conselho Local de Saúde no Fortalecimento do Controle Social no Município de Crato-Ce
Ceará
Práticas
Implantação de Conselho Local de Saúde em Município de Pequeno Porte Através de Redes Sociais
Minas Gerais
Práticas
A Concretização do Controle Social Através de uma Associação de Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental no Município de Silva Jardim – Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Ouvidora da Saúde no Município de Lagoa da Prata – Um Espaço de Participação Efetiva, Controle Social, Mediação, Humanização e Fortalecimento da Rede.
Minas Gerais
Práticas
Ação Conjunta Entre a ouvidoria/Cms de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde Promove Trabalho Diferenciado À População de Primavera do Leste Realizando Experiencias Exitosas.
Mato Grosso
Práticas
Pesquisa de Satisfação Usuários Internados – Hospitais Federais do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Práticas
Avaliação do Impacto da Divulgação dos Serviços e Ações da Secretaria Municipal de Saúde Como Ferramenta de Prestação de Contas, Consolidação da Imagem da Instituição e Incentivo a Participação Popula
Paraná
Práticas
Ouvidoria Ativa – (Re) Aprendendo a Escutar o Usuário
Paraná
Práticas
Agenda Participativa: Contribuição para o Fortalecimento do Planejamento em Saúde de Guaraí – To.
Tocantins
Práticas
Intersetorialidade: Concepção Ampliada de Saúde nas Ações do Conselho Local de Saúde das Gramas – Castro /Pr
Paraná