Olá,

Visitante

O Desafio de Capacitar Profissionais da Atenção Básica, em Aleitamento Materno e Alimentação Complementar

Foram realizadas 37 oficinas, em 15 Unidades Básicas de Saúde, com a capacitação de 554 profissionais de saúde, o que significa 75% dos trabalhadores da atenção básica. Atores envolvidos:Trabalhadores da atenção básica de cada Unidade Básica de Saúde. Nestas capacitações, além dos profissionais diretamente ligados à assistência na atenção básica, participaram profissionais do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), Serviço de Atenção Domiciliar em Saúde (SADS), e do Consultório de Rua, todos serviços ligados ao atendimento de pacientes. Participaram, também, 4 conselheiros gestores convidados por um gerente. O produto de cada oficina foi um plano de ação, construído em conjunto, a ser implantado em cada Unidade Básica, onde aconteceram as mesmas. Há necessidade de investimento no conhecimento e atualização dos profissionais, unindo as equipes de saúde, considerando o saber de todos e construindo juntos, ações que possibilitem uma mudança de paradigma no atendimento integral do indivíduo e uma melhora na qualidade de vida de crianças e suas famílias.

Realização de diversas Oficinas tendo como produto um plano de ação, construído em conjunto, a ser implantado em cada Unidade Básica de Saúde. É um desafio reunir tantos profissionais para uma oficina de trabalho, com um tema tão específico. Há o desafio de conciliar agendas, sensibilizar para o tema, profissionais que já lidam com o assunto em suas atividades e principalmente com os que consideram que, por não estarem na assistência direta ao paciente, não tem com o que colaborar. Há também a resistência de alguns gestores sobre a interrupção das atividades normais na Unidade, embora houvesse o cuidado de fazer oficinas com parte dos profissionais num dia e depois com os outros, em outra data. Há a dificuldade do espaço físico, sendo necessário muitas vezes o apoio de outro local, fora da Unidade.

O desdobramento destas oficinas é a implantação das ações elencadas no plano de ação. Algumas Unidades estão também, desenvolvendo ações apoiadas no manual de acompanhamento do tutor, projeto de doutorado desenvolvido no município, com o objetivo de discutir processos de trabalho referente ao aleitamento materno e alimentação complementar.

Principal

Sandra Magali Filhie Barbeiro, Lucimeire S M Brockveld

lucmeirebrockveld@gmail.com

A prática foi aplicada em

Embu das Artes

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

RUA ANDRONICO DOS PRAZERES GONÇAVES - CENTRO

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Sandra Magali Filhie Barbeiro, Lucimeire S M Brockveld

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Estratégia de comunicação pública voltada à saúde no ambiente digital em Campina Grande
Paraíba
Práticas
Atuação do programa saúde na escola (PSE) no enfrentamento da dengue e outras arboviroses
Paraíba
Práticas
Ampliando leque da rede: fortalecimento dos vínculos entre equipes e escola.
Paraíba
Práticas
Relato de experiência: humanização na atenção ao usuário no pronto atendimento de Pilar (PB))
Paraíba
Práticas
Zoonoses e Vetores na Escola: Informação, Educação e Comunicação em Saúde como ferramenta de mudança.
Rio de Janeiro
Práticas
A Integração Ensino Serviço Comunidade em Volta Redonda/RJ: Em defesa da formação no SUS para o SUS
Rio de Janeiro