Olá,

Visitante

O curso de atualização em APS e a produção de uma cartilha para o enfrentamento do tabagismo

Durante os processos contínuos de planejamento para fortalecer as estratégias de qualificação das equipes que atuam na APS em Campina Grande, foi indispensável para organização e proposta o Curso “Atualiza APS”, que emerge a partir das considerações entre o Departamento de Educação Permanente em Saúde e gestores técnicos vinculados a Secretaria Municipal de Saúde.
A formação pelo “Atualiza APS” ocorreu de março a abril de 2024 e contemplou 196 profissionais, nas diversas categorias que atuam diretamente na APS. As equipes de saúde foram distribuídas em oito turmas que receberam nomes de autores importantes para a Saúde Pública brasileira, estas contavam com no mínimo quatro mediadores e 25 profissionais. Vale salientar, que o curso ofertado contabilizou 60h, sendo 30h de atividades presenciais e 30h de atividades autodirigidas (AAD) e ocorreu durante cinco encontros realizados no prédio de uma Instituição de Ensino Superior parceira da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Ademais, foram incorporadas Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA) em todos os momentos, o que favoreceu a diversidade e riqueza de diálogos, o desenvolvimento de trabalho em equipe, despertamento para novas possibilidades de intervenção, e uma profunda imersão que gerou a produção de um material de Educação em Saúde, o qual foi apresentado como ferramenta auxiliar para alcance e sensibilização à população exposta ao tabagismo e que considerou a avaliação dos profissionais para o próprio território.

Discorrer sobre a produção de uma cartilha de combate ao tabagismo, enquanto resultado das práticas metodológicas utilizadas no curso de atualização em Atenção Primária à Saúde em Campina Grande-PB.

No terceiro encontro realizado durante o curso “Atualiza APS”, a turma foi dividida em trios e foram sorteados oito temas concernentes às Políticas Públicas e Programas de Saúde, sendo solicitado enquanto AAD, a identificação de um objetivo, de uma problemática prioritária e de uma estratégia de ação, o que deveria ser apresentado para toda a turma na aula posterior.
A fim de fundamentar a pesquisa, foram encaminhados documentos norteadores para consulta das alunas e as mediadoras da turma se disponibilizaram para sanar qualquer dúvida e colaborar com a elaboração da AAD. Destaca-se que essa atividade foi delineada com a intenção de estimular a percepção e reflexão dos participantes quanto à importância da identificação de problemas e elaboração compartilhada de possíveis estratégias de ação.
Assim, no quarto encontro foram entregues lâminas de papel e lápis piloto para os trios anteriormente formados, sendo solicitada a inserção dos dados pesquisados. Foi disponibilizado um tempo de 10 minutos para a elaboração do material, e em seguida 5 minutos para apresentação aos demais membros da turma. Ao final de cada apresentação, os constructos dos alunos eram anexados ao quadro branco para exposição.

Oportunidade para confecção de uma ferramenta auxiliar no alcance da população exposta ao tabagismo.

Inicialmente foi solicitado aos participantes a escrita do conteúdo previamente pesquisado, na lâmina de papel. As alunas responsáveis pelo Programa Nacional de Controle ao Tabagismo elencaram os seguintes aspectos: enquanto objetivo para o programa, “implantar um trabalho educativo através da distribuição de uma cartilha com orientações sobre prevenção e apoio contra o tabagismo”; no tocante a problemática “o tabagismo é uma doença crônica com alto risco de mortalidade”; e referente às estratégias de ação, “distribuição da cartilha, orientações e grupos de apoio”.
Após explanação dos pontos supracitados, as profissionais surpreenderam toda a turma com a apresentação e entrega de uma cartilha intitulada: “Não ao Tabagismo: uma abordagem necessária”, esta contemplou diversas informações, a saber: aspectos referentes ao tabagismo, tipos de fumantes, orientações sobre estratégias para parar de fumar, dentre outras. Além disso, o material produzido foi entregue a coordenadora da pasta técnica referente ao Programa de Controle ao Tabagismo, que acolheu a proposta e sinalizou a incorporação da Cartilha nas estratégias de intervenção a serem produzidas e utilizadas pelas demais equipes de saúde em todo território do município.
A efetivação da MAA foi de grande valia, pois oportunizou aos profissionais a reflexão sobre uma temática pré-definida, exposição para os demais membros da turma, além do despertamento crítico reflexivo quanto às intervenções que podem ser adotadas.

Percebe-se que o curso de atualização em APS vivenciado pelos profissionais no município de Campina Grande-PB, possibilitou o nascer de importantes frutos, a exemplo da confecção da cartilha “Não ao Tabagismo: uma abordagem necessária”. Além disso, este foi capaz de promover o fortalecimento do protagonismo dos profissionais no processo de tomada de decisão e potencializou as oportunidades de fala e escuta que perpassaram todos os encontros.
Reitera-se que as práticas metodológicas utilizadas favoreceram exponencialmente a troca de saberes e uma aproximação das equipes, as quais dialogaram entre si para a construção e apresentação das atividades.
Portanto, recomenda-se que esses momentos de educação na saúde sejam vivenciados com mais frequência pelos profissionais da APS, em virtude da ação potencializadora que estes provocam para os profissionais, mediadores e para os cenários de atuação culminando em uma melhor assistência à população.

Principal

Tania Maria do Nascimento Jerônimo

tmnjeronimo@hotmail.com

Apoiadora na Coordenação de Enfermagem da Atenção Primária

Coautores

Flávia Gomes Silva, Katianne Fernandes Diniz Soares, Lenira Reis de Souza, Luciene do Nascimento, Maria Jeanette de Oliveira Silveira, Railda Maria dos Santos Freitas, Raquel Brito de Figueiredo Melo Lula

A prática foi aplicada em

Campina Grande

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Av. Jorn. Assis Chateaubriand, 1376 - Liberdade

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Tania Maria do Nascimento Jerônimo

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

15 abr 2024

e atualizada em

18 abr 2024

Início da Execução

20/04/2024

Fim da Execução

27/04/2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Experiência do Preventivo Humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Implantação do serviço de curativos na atenção básica do município de Arara: experiência exitosa
Paraíba
Práticas
Assistência odontológica aos trabalhadores da saúde municipal de Esperança: relato de experiência
Paraíba
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
Práticas
Gestar saudável – de 0 a 1000 dias
Paraíba
Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Implementação da estratégia Tenda da Imunização para aumento de coberturas vacinais
Todos os Estados (Nordeste), Paraíba