O Consultório na Rua do Município de São Gonçalo juntamente com Subsecretaria de Atenção Básica desenvolveu a prática citada com o objetivo de valorizar a saúde dessa população, como um direito humano de cidadania, ressaltando que as pessoas em situação de rua, independente das roupas, das condições de higiene, do uso de álcool e drogas ou da falta de documentos têm o direito de serem atendidos na rede de serviços do SUS. Para isso, a prática consiste na distribuição de cartazes para as unidades de saúde do Município. Além disso, a prática inclui materiais informativos voltados para os profissionais de saúde e para movimentos sociais da população em situação de rua. Também foram veiculados nas mídias sociais mensagens de sensibilização e informações sobre as necessidades de saúde e os direitos das pessoas em situação de rua. Cuidar bem dessa população específica, garantindo um atendimento HUMANIZADO e integral, requer a colaboração de todos: profissionais de saúde, sociedade, movimento, população de rua e segurança pública.
* Sensibilizar os profissionais de saúde para o acesso e atendimento da população em situação de rua nos serviços de saúde
As ações do CnaR na rede de saúde do município de São Gonçalo, se tornam relevante por ter a função viva e também o acompanhamento do usuário em situação de rua, garantindo o acesso integral ao sistema único de saúde (SUS), facilitando à população que se encontra em estado de vulnerabilidade, além de promover a motivação e atualização das equipes multiprofissionais novos conhecimentos que ofereçam uma prática com qualidade em favor dessa população.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO