O apoio do Telessaúde Paraná na regulação de filas para consultas especializadas: relato de experiência do município de Pinhais

Prestar assistência aos usuários do SUS desafia gestores e profissionais de saúde, na busca por ferramentas que garantam assistência qualificada e aumento da acessibilidade a serviços especializados. Segundo a OMS, O uso de ferramentas tecnológicas contribui para ampliar o acesso à assistência na saúde pública, oportunizando apoio em pesquisas e atendimentos, principalmente, em países em desenvolvimento. Dentre as ferramentas com destaque, apresenta-se o Telessaúde, rede que interliga gestores de saúde, instituições formadoras, serviços especializados e Atenção Primária, oportunizando apoio diagnostico, pesquisa e educação em saúde. o Telessaúde Paraná faz parte desse programa e objetiva melhorar a resolutividade da Atenção primária tendo como ações a teleconsultoria de apoio e a educação permanente. o município de Pinhais buscou parceria com o Telessaúde Paraná e Atenção Primária, e instituiu a teleconsultoria como critério de regulação para encaminhamentos de usuários para as especialidades de neurologia, dermatologia, endocrinologia, nefrologia, reumatologia cardiologia e urologia.

Realizar regulação de filas e espera para consultas especializadas com apoio do Telessaúde Paraná. A viabilidade deste projeto se deu por meio de parceria estabelecida entre o município de Pinhais e o Núcleo Universitário de Telessaúde da Universidade Federal do Paraná, que oportunizou ao município teleconsultoria nas especialidades de Neurologia desde 2014 e Dermatologia, Endocrinologia, Nefrologia, Cardiologia, Reumatologia e Urologia desde 2017. Foram realizadas oficinas de capacitação para os profissionais da APS com orientação na utilização da plataforma e sensibilização destes sobre o programa telessaúde. Após as oficinas instituiu-se como critério de encaminhamento para consultas para as especialidades com teleconsultoria disponível, estar descrito no encaminhamento a resposta do teleconsultor, com orientação para encaminhamento do usuário para avaliação de especialista.

A demanda reprimida para consultas especializadas evidenciou necessidade de regulação da fila e qualificação dos encaminhamentos. A parceria município e Telessaúde oportunizou reformular os critérios de encaminhamentos com base em apoio de teleconsultoria, empoderando os profissionais da Atenção Primária para tratamento e acompanhamento dos usuários. em dois anos de apoio do NUTES observa-se uma redução de encaminhamentos de 33,62 % para Cardiologia, 46,2% em Dermatologia, 45,54 % em Endocrinologia, 48,15 % em Reumatologia, 31,7 % em Urologia e equilíbrio oferta/demanda em Nefrologia, Cardiologia, Neurologia (adultos). Fica evidente a qualificação dos encaminhamentos que atualmente, descrevem os exames realizados e tratamentos ofertados antes do encaminhamento para a especialidade. Avaliados os resultados apresentados, observou-se que a parceria com o Telessaúde oportunizou qualificação e apoio a APS e ampliou o acesso da população assistência especializada em saúde. Notoriamente, a teleconsultoria viabilizou equilíbrio entre oferta de vagas e demanda por consulta em algumas especialidades, destacando-se como ferramenta eficaz no apoio a Regulação de filas no município de Pinhais. No entanto faz-se necessário buscar outras estratégias de regulação, visto que a teleconsultoria atualmente não contempla todas as especialidades.

Principal

Luciana Serena Parolin

luciana.parolin@pinhais.pr.gov.br

Coautores

Samira Raduan Dos Santos, Franciele Camila Tigrinho, Henrique Wendelin Sava,, Ariane Bueno Vaz.,

A prática foi aplicada em

Pinhais

Pinhais

Pinhais

Paraná

Sul

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Pinhais (PR)

Rua Eufrásio Luiz Polakowski, 96 - Afonso Pena, São Jose Dos Pinhais - PR

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Adriane Da Silva Jorge Carvalho

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

17 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

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