Com o objetivo de prevenir esses agravos e consequentemente as doenças associadas a eles, a Estratégia Saúde da Família de Novo Nilo, desenvolveu esse projeto para adolescentes e adultos, com IMC acima de 25 considerado sobrepeso, no intuito de promover atividades permanentes de promoção e prevenção do sedentarismo, perda de peso, utilizando o princípio da Educação Permanente em Saúde, a ser incutido na população geral desta localidade.
Os aprendizados giraram em torno da adequação da vida deles a hábitos saudáveis, a partir das suas próprias potencialidades, força de vontade de ir além dos seus limites e que não importa o poder aquisitivo quando a vontade de mudança é maior que as dificuldades. As dificuldades encontradas foram a adaptação da comunidade à mudança de hábitos, pois é sabido que mudar hábitos é tarefa árdua e difícil, e que os fatores culturais e a influência da vida moderna estão muito presentes na vida dos brasileiros, além disso a falta de produtos alimentícios na comunidade para a mudança desses hábitos alimentares foi um outro empecilho, então a equipe de nutrição teve que adequar a dieta de acordo com os alimentos que a comunidade tinha acesso, outra dificuldade foi a aquisição de roupas e calçados adequados para a prática de atividades físicas, mas com a sensibilização da população e a participação dos profissionais da saúde, já que estes puderam fazer doações a estas pessoas foi possível realizar grandes mudanças. O projeto está sendo mantido na comunidade com consultas médica, nutricional e psicológica, práticas de atividades físicas diárias, no intuito das pessoas continuarem com hábitos saudáveis e manutenção de peso. Além disso, tal projeto serviu de base para outras equipes de estratégia de saúde do município a implantarem no seu território e, assim promover um estilo de vida mais saudável.

A Política Nacional de Promoção da Saúde traz como uma das suas diretrizes o fortalecimento da participação social. A educação alimentar e nutricional associada à prática de atividade física é um dos caminhos existentes para a promoção da saúde, que leva a população a refletir seu comportamento alimentar e a partir disso, conscientizar sobre a importância da alimentação adequada para a saúde, contribuindo com uma estratégia de vital importância para o enfrentamento dos problemas alimentares e nutricionais do contexto atual.

Principal

Margarete Rodrigues Morais Barbosa

magarecreio@gmail.com

Coautores

Margarete Rodrigues Morais Barbosa

A prática foi aplicada em

União

Piauí

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Novo Nilo, União - PI, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Margarete Rodrigues Morais Barbosa

Conta vinculada

03 jan 2020

CADASTRO

13 dez 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas