Olá,

Visitante

Projeto Dia da Gestante: Nasf de Araçoiaba (PE) fortalecendo o vínculo entre mãe/bebê e o ser no mundo com as UBS do município de Araçoiaba

Atividades realizadas – Oficinas sobre alimentação saudável durante a gestação e no pós-parto e do Bebê no período dos primeiros seis meses. A importância do vinculo mãe-bebê durante a gestação e informações sobre depressão gestacional e pós-parto .Os direitos sociais da gestante, bem como planejamento familiar e financeiro? Exercícios e alongamento para fortalecimento da musculatura para o parto, exercício de relaxamento e respiração diafragmática.? A importância do aleitamento materno e sua forma correta de amamentação para o desenvolvimento da linguagem, cognição e desenvolvimento motor da criança, Atores envolvidos : Seis unidades básicas de saúde UBS- Unidade Básica de Saúde do município de Araçoiaba, e a equipe do NASF ; Núcleo de Apoio a Saúde da Família composta por psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social e fonoaudióloga.

Aprendizados e dificuldades –A mulher passa por várias transformações durante o período da gravidez, essas transformações ocorrem a partir do primeiro trimestre da gestação. São nove meses com o bebê dentro da barriga, e após o nascimento do bebê, elas seguem em toda existência na vida da mulher. Necessita então de informações sobre a gestação, cuidados com alimentação, amamentação e vinculo afetivo. Assim, o NASF construiu maior interação com a comunidade de gestante do município e uma ponte entre esta e atenção primária. Perspectivas futuras ou Desdobramentos do TrabalhoA gravidez é uma transição que integra o desenvolvimento humano, mas revela complicações, pois envolve a necessidade de reestruturação e reajustamento em várias dimensões: em primeiro lugar, verificam-se mudanças na identidade e nova definição de papéis, a mulher passa a se olhar e a ser olhada de forma diferente.Portanto, a continuação do projeto pretende um maior alinhamento com as UBS para a continuidade da assistência dos profissionais do NASF às gestantes do município. Promovendo uma maior integração entre comunidade e município e educação permanente e continuada, bem como promoção da saúde.

Principal

Sirley Lima

A prática foi aplicada em

Araçoiaba

Pernambuco

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Av. João Pessoa de Morães Guerra, 4261

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Sirley Lima

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

03 jan 2020

e atualizada em

21 maio 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Re(h)abilitando a interdisciplinaridade e o cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba